A porcelana começou a ser trabalhada pelos franceses por volta de 1600 e, por meados do Século XVIII, foi descoberta em Limoges, a caulinita, um ingrediente-chave na criação de porcelana, que era ao mesmo tempo fino e forte e, nos próximos 50 anos a porcelana viveu seu auge na França.
Em 1740 foi criada, no Chateau de Vincennes, uma fábrica de porcelana sob as ordens de Louis XV, sendo depois transferida em 1756 para a cidade de Sèvres onde novas instalações foram especialmente concebidas para abrigá-las, perto do Palais Bellevue, de propriedade de Madame de Pompadour.
No ano de 1759 tornou-se uma fábrica real, sendo depois uma instalação Imperial e hoje em dia é gerida pelo Ministério da Cultura francês e conta uma coleção de mais de 50.000 objetos de faiança, cerâmica e porcelana e de todo o mundo – cerca de 5.000 fabricados em Sèvres, onde aliás o design e a produção ainda continuam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.