terça-feira, 6 de março de 2012

A “détaxe” na França

Muitos me dizem que não gostam de fazer a détaxe porque é muito trabalhosa, o que para mim soa como uma heresia, já que o turista pode receber cerca de 12% de suas compras em desconto imediato – dependendo do estabelecimento – ou ao sair do país em dinheiro vivo ou como reembolsado em seu cartão de crédito – o que demora uns 60 dias, em média.
 
E cá para nós, 12% é muito, ou não? Bom, se você concorda comigo, vamos então aos cinco passos básicos para se realizar a détaxe tranquilamente, sem confusão e de forma organizada.
 
1. Determinar se você qualifica para a détaxe, atendendo aos seguintes pré-requisitos:
  • você tem que ter pelo menos 15 anos de idade
  • você não pode viver na União Européia (UE)
  • você tem que estar visitando a UE há menos de 6 meses
2. Determine se sua compra qualifica para a détaxe:
  • você tem que comprar um mínimo de 175 € na mesma loja, em um mesmo dia
3. Prucurar o “guichet de détaxe” da loja:
  • você deve apresentar o passaporte
  • você deve preencher o "bordereau de détaxe” ANTES de sair da loja
  • o representante de loja vai então carimbar o seu formulário
4. Ao deixar do país:
  • você deve deixar todos as compras das quais você quer fazer a “détaxe” ou seja, você não deve fazer o check-in ou despachar sua bagagem antes de apresentar os produtos “bureau de détaxe”, acomodando os produtos em sua bagagem de forma a apresentá-los com facilidade
5. No “bureau de détaxe”:
  • você deve apresentar o(s) "bordereau(x) de détaxe” com as notas fiscais correspondentes, sua passagem e seu passaporte
  • você pode ser solicitado a mostrar parte ou todas as compras
  • você deve conferir se o funcionário da alfândega carimbou as suas vias do "bordereau de détaxe” e após isso, guarde uma para você e a outra coloquem no envelope apropriado (sempre dado pela loja) e despache na caixa postal mais próxima
  • se você escolheu receber em dinheiro ao deixar o país, basta agora ir na casa de câmbio mais próxima
Outras dicas para quem for fazer a détaxe:
  • chegue pelo menos uma hora antes do tempo necessário para o check-in
  • não chegue antes demais porque o “bureau de détaxe” não aceita processar a “détaxe” com mais do que 3 horas antes de seu vôo, que deve aparecer no monitor de “partidas” para que endossem seus formulários.

4 comentários:

  1. Olá,

    É sempre necessario enviar uma via a Loja?
    Eu enviei para uma loja que já havia me dado o desconto na hora, as outras notas não foram enviadas e o cara de lá do detaxe disse que não precisava...eu achei muito estranho! o que pode ocorrer? As notas que eu não enviei eu recebi o dinheiro em cash, pois eu não recebi desconto na loja. É possóvel enviar essas notas do brasil?

    Indira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Indira, obrigado por seu comentário. Acredito que toda vez as vias da loja têm que ser enviadas. Mas não sei se podem ser enviadas do Brasil.

      Excluir
  2. Olá, boa tarde. Gostaria de saber se há uma forma de fazer o procedimento do detaxe aqui do Brasil. Voltei num vôo de madrugada pelo CDG, e a moça do guichê atrasou uma hora para abri-lo. Portanto nao completei o procedimento, mas trouxe tudo, inclusive o envelope. Bom, a dúvida é se posso completar o procedimento por aqui, para receber no cartão.

    Obrigada desde já

    ResponderExcluir
  3. Acredito que não, uma vez que as mercadorias deveriam estar "à mão" para inspeção da Alfêndega Francesa.

    ResponderExcluir

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.