sexta-feira, 9 de março de 2012

Place Vendôme, paraíso e inferno

A Place Vendôme, localizada no 1er arrondissement, foi criada em 1699, pelo arquiteto Jules Hardouin-Mansart e hoje a maior parte de suas fachadas é classificada como Monumento Histórico Nacional.

No centro da praça encontramos sua sua famosa coluna, construída em 1810 com bronze fundido de canhões capturados por Napoléon aos exércitos austríacos e russos durante a batalha de Austerlitz, em 1805 e, em 1871 a coluna foi destruída pelos revolucionários, que fizeram dela um símbolo do militarismo e da tirania de Napoléon, mas logo depois foi restaurada.

Além do super famoso Hotel Ritz de Paris, a Place Vendôme tem um comércio de altíssimo luxo capaz de fazer frente a qualquer meca mundial do consumo: Rolex, Van Cleef & Arpels, Tiffany and Co, Bulgari, Cartier, Chopard, Chaumet e muitos outros e é também sede de importantes empresas e ainda do Ministério da Justiça francês.

No subsolo da praça há um estacionamento subterrâneo de 5 andares ende ficam estacionados, na área privativa, carros maravilhosos: Ferraris, Lamborghinis, Maseratis, Rolls Royces, Bentleys e ainda os mais comuns BMWs, Porsches e Mercedes-Benz.

Ontem, por volta das 15h00 guardei meu carro neste estacionamento, no 5o subsolo, e fui para uma reunião de trabalho na Rue Saint Honoré, bem pertinho e, ao voltar da reunião encontrei minha mulher na entrada, descemos, pegamos o carro saímos.

Ao passar pela saída e chegar ao nível da praça demos de cara com um monte de caminhões dos bombeiros, ambulâncias e um corre corre danado por conta de uma fumaça negra e muito densa que saía de uma das entradas do estacionamento.

Pouco depois descobri que um incêndio – sem vítimas graves, apenas dois atendimentos por conta da inalação da fumaça – no segundo andar havia destruído mais de 15 destes super carros e ainda outros 40 automóveis, com prejuízos superiores a seis milhões de euros.

Aparentemente a causa foi a colisão entre uma Ferrari e uma simples scooter e foi por muita sorte que consegui ser o último a sair do local e ainda por cima sem ter passado pela fumaça que tomou conta de todos os subsolos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.