terça-feira, 4 de novembro de 2014

Metrô de Paris contra agressões às mulheres




Fernando Eichenberg, correspondente do jornal O Globo, publicou ontem (4) na Seção "Lá Fora" do Globo Online que uma campanha de sensibilização foi lançada em Paris contra agressões sexuais à mulheres no metrô da cidade.

Segundo uma pesquisa de opinião feita para a associação feminista Osez le feminisme, que criou a campanha, 94% das mulheres entrevistadas disseram já terem sofrido algum tipo de assédio sexista no metrô parisiense. Por medo de agressões, três quartos delas afirmaram mudar seu comportamento ou a forma de se vestir quando sabem que terão de usar o metrô.

A ideia da campanha é ajudar as mulheres a se reapropriarem do metrô, e por meio de cartazes e adesivos constranger potenciais agressores e encorajar as vítimas a reagirem no caso de serem importunadas.

A campanha, intitulada “Take back the metro” (recupere para si o metrô), é inspirada no movimento americano dos anos 1970 “Take back the night” (recupere para si a noite), para que as mulheres pudessem caminhar à noite sozinhas nas ruas em segurança - o movimento ganhou força em 1975, após o assassinato de Susan Alexander Speeth, na Filadélfia, no Estado da Pensilvânia, quando retornava para casa.

As feministas francesas se apropriaram, por sua vez, das imagens de comunicação oficiais do metrô parisiense aos seus usários, em alertas para o fechar das portas ou sinais de alarme. Neste caso, o alerta é contra os homens agressores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.