segunda-feira, 24 de novembro de 2014

La Grande Épicerie de Paris, do Bon Marché



A mercearia do Bon Marché, na Rue de Sèvres, número 24, cujo prédio foi construído em 1869 valendo-se de estruturas metálica projetadas por Gustave Eiffel (o mesmo da torre, sim), considerado por muitos como o mais sofisticado “magasin”, não apenas de Paris, mas de toda a França.

No Bon Marché quase não se esbarra com (muitos) turistas, o lugar é confortável, acolhedor, e tem sempre o que há melhor da moda, acessórios, decoração e artigos de cama e mesa.

Mas vamos retornar ao que interessa hoje: a sua mercearia, conhecida como “La Grande Épicerie de Paris” (a grande mercearia de Paris) e que não ocupa o mesmo prédio do Bon Marché, mas “à côté”, na Rue de Sèvres, número 38.

Um registro: não concordo com o título de mercearia, mesmo que seja grande.

Isso porque o espaço onde está instalada La Grande Épicerie de Paris lembra muito mais um luxuoso supermercado ou uma enorme delicatessen – quem não se lembra do Super-Deli, no Leblon? – do que uma mercearia de bairro.

Afinal, em suas prateleiras há produtos de todas as regiões francesas e do mundo todo, como vinhos, queijos, frios, carnes, caças, peixes, frutos do mar, flores, temperos, doces, verduras, frutas e ainda uma ilha de atendimento para comprar deliciosas receitas prontas que vão desde tradicionais pratos franceses até asiáticos, passando por italianos, espanhóis, americanos e uma incrível variedade de pães e “gourmandises” como bombas, bolos e tortas feitas lá mesmo.

O único problema é o preço, que é muito maior se comparado aos supermercados tradicionais, o que faz com que a Grande Épicerie seja uma opção apenas para ocasiões especiais e não do cotidiano - pelo menos para mim.

E, se bem no meio de suas compras a fome aparecer e não der para segurar, há um restaurante simpático, situado na entrada lateral: o Le Picnic, aberto de segunda a sábado, das 9 às 20 horas.

Tudo isso ainda pode ser levado para sua casa, contratado como serviço de buffet, desde um simples almoço até uma recepção para mais de 500 convidados, com toda a infraestrutura necessária, desde a gastronomia em si até a decoração, flores, sommeliers, maîtres, recepcionistas, garçons – tudo, enfim.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.