domingo, 30 de novembro de 2014

Bolsas de estudo na França para brasileiros



Na próxima segunda (01/12) e terça (02/12) acontece o Encontro de Universidades França-Brasil, no Rio de Janeiro (RJ). O evento é promovido pelo Campus France/Embaixada da França no Brasil e a inciativa conta com 13 instituições francesas de ensino superior.

Segundo informações do jornal O Globo, o objetivo do evento é mostrar as vantagens de um período de estudos no exterior e orientar sobre as oportunidades de bolsas subsidiadas pelo governo francês em diversas áreas do conhecimento.

De acordo com o coordenador do Campus France, Vincent Gleizes, o governo francês oferece 190 programas de bolsas de estudos de graduação e pós-graduação para estrangeiros.

— O país está aberto a receber estudantes interessados em uma formação multicultural, que é bastante valorizada tanto pelo mercado de trabalho, quanto pelos meios acadêmicos — comenta o coordenador.

O professor e psicólogo, Cláudio Cavas, esteve duas vezes na França para estudar. A primeira vez ficou dois anos, foi para um mestrado em psicologia social e das organizações. Em 2012 retornou e fez um pós-doutorado. Nas duas oportunidades teve o apoio de uma bolsa de estudo. Entre as vantagens, Cláudio destaca o fato de participar de uma cultura diferente.

— A oportunidade de conhecer outro país é uma experiência muito rica. Vale muito a pena — ressalta.

Já Marilia Fontenelle, ficou 11 meses em Toulouse, na França, onde fez parte de seu doutorado na área de arquitetura. Marilia conseguiu um bolsa para um duplo diploma do governo brasileiro em cooperação com o governo francês, mais especificamente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Comenta que melhorou seu nível de francês e foi interessante o contato com estudantes de outros lugares. Destaca também a diferença acadêmica, principalmente para entender outro sistema de doutorado.

— Existem várias diferenças, detalhes burocráticos completamente diferentes. É preciso que os estudantes interessados se informem não somente com os organismos oficiais, mas também com pessoas que já fizeram esse 'intercâmbio' acadêmico, que já foram pra lá.

Ainda sobre sua experiência, Marilia diz que o estudante tem que ir atento e extrair o máximo de informações do cotidiano francês antes de partir. Além do frio, outras características locais podem causar estranhamento. Para evitar isso, é preciso ir preparado.

— Se o estudante não vai para Paris, o acesso as informações e aos serviços apresentam outra dinâmica. Conversando com estudantes que estavam em Paris, sentia que havia menos amparo no interior — argumenta a arquiteta.

Uma das opções para os estudantes que não falam francês é optar por instituições que ministram seus programas inteiramente na língua inglesa. Para isso, é necessário verificar o catálogo de formações no site do Campus France.

Representantes das seguintes instituições de ensino vão estar no evento: Université Aix – Marseille; Université Grenoble-Alpes; Audencia Nantes; Autograf; Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM); Escola de Comércio de Lyon (Emlyon); Escola Nacional Superior de Arquitetura de Estrasburgo (ENSA - Strasbourg); ESCP Europe; ESC Rennes School of Business; Instituto Politécnico de Ciências Avançadas (IPSA); Institut Supérieur de l’Aéronautique et de l’Espace SUPAERO Toulouse; Sciences Po Paris; École National de Chartes.

Dia 01/12:

UERJ
Das 13h30 às 16h30
Local: Teatro Cartola

Dia 02/12:

UFRJ - Escola Politécnica
Das 9h30 às 12h00
Local: Hall do CT, Bloco A (1º andar)

FGV
Das 14h00 às 17h00
Local: Auditório 317

Para mais informações: (11) 3818-2888

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.