sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Teste seu conhecimentos sobre brasileiros em Paris



Baseado no artigo publicado ontem (16) pelo colaborador da Folha de São Paulo em Paris, Lucas Neves, um livro mapeia o legado de brasileiros nas ruas de Paris. Segue o "quiz" contido naquela
matéria. É bem divertido, tente a sorte!

FAÇA QUIZ SOBRE BRASILEIROS EM PARIS

1. Que compositor de ópera pediu a d. Pedro 1º permissão para apresentar uma partitura de autoria deste na Salle Favart em outubro de 1831?
a. Gaetano Donizetti
b. Vincenzo Bellini
c. Gioachino Rossini

2. Como se chama o templo que os positivistas brasileiros ergueram no Marais, no prédio onde viveu a musa do filósofo Auguste Comte, Clotilde de Vaux?
a. Capela da Humanidade
b. Capela do Futuro
c. Capela do Progresso

3. Que poeta reprovou os improvisos de Villa-Lobos ao piano durante uma feijoada no ateliê de Tarsila do Amaral, no 18ème?
a. Blaise Cendrars
b. Jean Cocteau
c. Paul Eluard

4. Que outro arquiteto de renome projetou um edifício de residências estudantis vizinho, na Cidade Universitária (14ème), à Maison du Brésil de Lúcio Costa?
a. Le Corbusier
b. Mies van der Rohe
c. Walter Gropius

5. Qual destes acontecimentos NÃO está ligado à história da praça Colonel Fabien (19ème), em que fica a sede do Partido Comunista assinada por Niemeyer?
a. Dali saíram quase 10 mil voluntários franceses para lutar contra os nacionalistas na Guerra Civil Espanhola, nos anos 1930
b. Ali ocorreu o confronto mais violento entre manifestantes e forças de repressão no Maio de 68
c. Lá caíram os últimos insurgentes da Comuna de Paris, em 1871

6. Onde Santos Dumont promoveu a primeira corrida de triciclos motorizados (joguete da moda entre os "bon vivants" da belle époque) da França?
a. Bois de Vincennes
b. Jardin des Tuileries
c. Parc des Princes

7. Qual dos seguintes monarcas franceses enterrados na basílica de Saint-Denis, ao norte de Paris, teve o túmulo visitado por seu tetraneto, d. Pedro 2º?
a. Luís 13
b. Luís 14
c. Luís 15

Respostas: 1-C; 2-A; 3-B; 4-A; 5-B; 6-C; 7-C

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.