segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Closerie des Lilas, o refúgio de Ernest Hemingway



Paris sempre foi uma festa e serviu de musa inspiradora até para escritores que se tornaram clássicos em outras línguas que não o francês, como Henry Miller, Ernest Hemingway e James Joyce, que certa vez confidenciou a um amigo: "Nenhuma outra cidade é assim. Acordo às 5h e começo a escrever de uma vez". Cheia de histórias, a capital francesa remete a "O corcunda de Notre Dame" e "Os miseráveis", de Victor Hugo, e "A educação sentimental", de Gustave Flaubert.

A região de Montparnasse é conhecida mundialmente por abrigar restaurantes e cafés como o Le Dôme, o La Rotonde, o Le Select, o La Coupole e o Le Boeuf, onde artistas e intelectuais iam e vinham, tentando seu ganha pão e se reunindo em conversas animadas.

Mas para entender de verdade o encantamento que a Cidade Luz exercia e ainda exerce sobre escritores, faça uma refeição no La Closerie des Lilas, onde Hemingway tomava café da manhã nos anos 1920, e escrevia, entre um croissant e outro, "O sol também se levanta".

Fundado em 1847, o La Closerie des Lilas se transformou de um simples café florido ao ar livre, no local de encontro dos maiores artistas e pensadores de todo o mundo contemporâneo onde, reunindo durante um século e meio, todos os grandes poetas, de todas as mentes mais belas e mais talentosos artistas reconstruíram o mundo de acordo com a suas próprias e inebriantes ideias - e a lista é grande.

Além de Hemingway, outros americanos expatriados como Fitzgerald e Miller que lá fizeram seu ponto de encontro preferido em Paris na companhia de gênios como Émile Zola, Lênin, Paul Cézanne, Théophile Gautier, os irmãos Goncourt, Paul Verlaine, Apollinaire, Alfred Jarry, Paul Fort, Moréas, Salmon, Maeterlinck, Merrill Stuart, Barrès, Gide, Maurras, Jules Renard, Tristan Tzara, André Breton, Modigliani, Paul Fort, André Breton, Aragon, Van Dongen, Picasso, Jean-Paul Sartre, André Gide, Paul Eluard, Oscar Wilde, Beckett, Man Ray e Ezra Pound.

Anos se passaram, gerações se passaram e a tradição do local ainda vive. E na cozinha então, nem se fala - os meus pedidos preferidos são, como entrada, a Salade de Homard, prato o Filet de Bœuf Hemingway, Pommes Pont Neuf e de sobremesa o Assiette Gourmand.

171, Boulevard du Montparnasse
6ème arrondissement
Telefone: 01 40 51 34 50
www.closeriedeslilas.fr











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.