sábado, 25 de outubro de 2014

Afinal, são os franceses que se lavam pouco ou os outros que se lavam muito?

Pessoas se refrescam em fonte na frente da Torre Eiffel, em Paris
Pessoas se refrescam em frente da Torre Eiffel. Foto: Bertrand Guay - AFP


De onde vem a fama de sujos dos franceses? A repórter Taíssa Stivaninda, da RFI, nos ajuda a responder com o texto abaixo, publicado hoje na Folha de São Paulo, que reproduzo e recomendo a leitura. Segue a peça.

"Quem nunca veio a Paris e ficou impressionado com o mau cheiro no metrô? No mundo todo, os franceses são conhecidos pela aversão à higiene pessoal —uma fama que na verdade está longe de ser apenas um clichê. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto francês BVA, publicada em 2012, 20% da população toma banho a cada dois dias e 3,5% se lava apenas 1 vez por semana. Em compensação, 11,5% deles tomam várias duchas por dia.
A desilusão dos franceses com a água merece uma explicação histórica. Na Antiguidade, os banhos públicos eram frequentados pela maioria dos europeus, e foram popularizados pelos habitantes de Roma, onde cada romano consumia em média cerca de mil litros d'água por dia. Mas, a partir do século 15, com o aumento da influência da igreja católica, as termas, que na Idade Média eram mistas, foram fechadas.

"As termas eram consideradas como lugares de prostituição e libertinagem", explica Marylis Macé, diretora do Centro de Informação sobre a Água, em Paris. Foi nessa época, explica, que as pessoas passaram a se limpar com toalhas e aos poucos foram perdendo o hábito do banho.

"O banho começou a ser responsabilizado pelo enfraquecimento do corpo porque entrava pelas narinas, era o que se pensava. Também se dizia que mergulhar nu era uma atitude pagã. Aos poucos, a educação católica passou incutir na cabeça das pessoas que se lavar nu era um incentivo à masturbação. Isso durou muito tempo e o banho se tornou algo excepcional, apenas em casos de doença", explica. Um caso emblemático, diz, é o do rei Luís 14, conhecido como o rei Sol. Ele morreu aos 75 anos e tomou apenas um banho em toda sua vida, depois de uma cirurgia.

Georges Vigarello, um dos maiores especialistas franceses do assunto e autor do livro "Le Propre et le Sale, L'hygiène du corps depuis le Moyen Âge" (que pode ser traduzido como "o limpo e o sujo, a higiene do corpo desde a Idade Média") defende que a ideia do francês sujo é falsa, e se trata apenas de uma percepção. "É um problema complexo, que não se limita a uma questão de diferenças culturais, mas ligado, sobretudo, a uma questão de diferenças industriais", declara. Segundo ele, foram as marcas que transformaram o banho em um momento de prazer.

MOVIMENTO HIGIENISTA

A partir de 1850, depois de uma epidemia de cólera, a França vive um movimento higienista, e novos hábitos passam a ser disseminados nas escolas. Essa transformação social também foi resultado das descobertas de Louis Pasteur sobre o papel das bactérias e dos micro-organismos na transmissão das doenças, associadas ao consumo de água contaminada. Só no século 19, entretanto, a água encanada passou a ser distribuída para a população, mas de maneira lenta, e reservada à elite. Em 1923, apenas 23% das pessoas tinham acesso à água potável, que, durante muito tempo, a água foi trazida pelos carregadores.

A água encanada só se expandiu em todo o território francês na década de 80. Para se ter uma ideia, em 1978, 25% das residências francesas ainda não tinham banheiro. Hoje 99% possuem, inclusive na zona rural. Atualmente, de acordo com o Centro de Tratamento da Água, cada francês consome cerca de 150 litros por dia. "O acesso à água encanada certamente melhorou as coisas, mas não resolveu o problema da higiene", declara Marylis Macé.

Um exemplo é a lavagem das mãos. De acordo com o diretora do Centro de Tratamento da Água, apenas 20% dos franceses lava as mãos antes das refeições. Outro exemplo: a maioria da população também não limpa as mãos depois de ir ao banheiro. Mas, paradoxalmente, 90% o faz antes de cozinhar. Marylis Macé conta que esteve recentemente no Brasil e ficou impressionada com a limpeza da população em geral e com a noção de higiene, apesar do país ter uma infraestrutura mais precária do que a França. E questiona: "São os franceses que se lavam pouco ou os outros que se lavam muito?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.