sábado, 23 de fevereiro de 2013

Aumenta o número de igrejas à venda na França

Igreja em estilo Art Déco à venda na cidade francesa de Soissons (Foto: Imobiliária Patrice Besse)
Igreja em estilo Art Déco à venda na cidade francesa de Soissons
Você já se imaginou morando em uma igreja? Ou mesmo almoçando, jantando ou se divertindo em um clube noturno em uma igreja? Pois na França é exatamente isso que está acontecendo.

Segundo a BBC, a constante redução do número de católicos na França, aliada à crise econômica que provoca uma grande queda nas doações, afetando o volume de recursos para manutenção e funcionamento, está acelerando a venda de igrejas e outras propriedades religiosas no país.

Segundo Maxime Cumunel, do Observatório do Patrimônio Religioso, uma entidade civil que busca preservar o patrimônio histórico religioso, - "As dioceses estão em uma situação financeira crítica, com cada vez menos fiéis".

Em muitos casos, faltam recursos para fazer obras de manutenção e, em outros, falta dinheiro para custear simples despesas regulares de funcionamento por isso, o corretor imobiliário Patrice Besse, especializado na venda de propriedades religiosas, explica que - "Antes as dioceses se sentiam incomodadas em vender suas igrejas. Afinal, elas foram construídas com o dinheiro de doações. Agora é uma necessidade econômica. É preciso vender algumas para salvar outras".

A corretora Besse dispõe atualmente de seis igrejas à venda, com preços entre 50 mil e 500 mil euros e ele acaba de vender uma igreja na cidade de Soissons, no norte da França, por 125 mil euros e está negociando a venda de outra igreja em Soissons, com estilo Art Déco, estimada em 350 mil euros.

- "Há cada vez menos fiéis e menos doações e, como a manutenção custa caro, e muitas paróquias preferem vender seus bens para não ter de arcar com despesas de obras. Por essa razão o fenômeno de venda de igrejas está aumentando", estima Besse.

Este é o caso de uma capela na região de Bordeaux, que está fechada desde julho de 2011 por razões de segurança já que as obras necessárias são estimadas em 400 mil euros e nem o Episcopado nem a paróquia têm os recursos financeiros para realizar as obras.

Uma igreja na pequena cidade de Vandoeuvre-les-Nancy, no leste da França, foi vendida no ano passado por 1,3 milhão de euros em razão da falta de fiéis e que se tornará um centro comercial, já que só cerca de 100 pessoas frequentavam a igreja, que tinha capacidade para mais de 700 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.