Parlamentares da direita deixam o planário enquanto a ministra da Justiça da França, Christiane Taubira, discursa a favor do projeto de lei sobre casamento e adoção por casais de homossexuais. |
A Assemblée Nationale aprova casamento homossexual e promove uma segunda Revolução Francesa: em votação realizada ontem (12), o equivalente à nossa Câmara dos Deputados adotou o projeto de lei que possibilita o casamento e a adoção por casais do mesmo sexo, com 329 votos a favor e 229 contra.
O projeto de lei, a primeira grande reforma social de François Hollande, ainda precisa ser analisado a partir de 2 de abril pelo Senado, onde pode ser barrado pela oposição conservadora e seu primeiro artigo diz que "o casamento pode ser contraído por duas pessoas de sexos diferentes ou do mesmo sexo".
A votação foi precedida por intensos debates e manifestações em massa nas ruas de Paris e em outras grandes cidades francesas, organizadas pelos defensores e opositores da reforma e os grupos anti-casamento gay já convocaram para o dia 24 de março um novo grande protesto.
O casamento homossexual era uma das 60 reformas prometidas pelo então candidato socialista François Hollande nas eleições presidenciais de maio passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.