domingo, 26 de agosto de 2012

Há 68 anos Paris era liberada da ocupação alemã


Há 68 anos, em 25 de agosto de 1944, Paris foi liberada da ocupação alemã que começara em 1940.

O comandante alemão de Paris era o general Von Choltitz que recebera ordens diretas e carta branca de Adolf Hitler para defender a cidade com todos os recursos e ainda para destruí-la inteiramente antes de uma retirada.

O general, no entanto, foi contra as ordens - cada vez mais insistentes - de Hitler para a destruição de Paris a ponto de solicitar ao cônsul-geral da Suécia, Raoul Nordling, que atravessasse as linhas do front e entrasse em contato com os Aliados, a fim de apressá-los e assim acelerar a capitulação alemã.

Em 19 de agosto Nordling sugeriu a Von Choltitz que buscasse contato com a Resistência mas, por ironia do destino, o sueco sofreu um ataque cardíaco pouco antes da sua partida e morreu. Porém, como sua carta de livre trânsito a sido emitida como R. Nordling, seu irmão Rolf assumiu então a delicada missão de alto risco.

Na tarde de 25 de agosto, o General Leclerc, comandante das tropas francesas livres recebeu a capitulação do general Von Choltitz, na Prefecture de Police e De Gaulle, ao chegar no ao final deste mesmo dia, discursou na Mairie de Paris lembrando o sofrimento de uma Paris martirizada pela ocupação e preconizando, ao mesmo tempo, o futuro de liberdade e de autodeterminação da cidade.

Enquanto isso, em Berlim, Hitler procurava saber, em vão, do seu general: "Paris está em chamas?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.