segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O sensacional metrô de Paris




















Confesso que há muitos anos deixei de ser usuário do metrô aqui em Paris, muito mais por uma frescura do que por conta do serviço, que é excepcional. Acontece que gosto tanto de ver a cidade que prefiro andar a pé ou em qualquer outro meio que seja de superfície.


O Métropolitain de Paris, que era chamado antigamente de Chemin de Fer Métropolitain, serve Paris e suas cidades vizinhas na “agglomération parisienne” com 16 linhas: as de 1 a 14 (esta última é completamente automática, ou seja, não tem motorista de cabine) e ainda duas linhas menores, a 3bis e a 7bis, que se separam das linhas originais 3 e 7.

O serviço foi inaugurado com a Linha 1, em 19 de julho de 1900, após décadas de discussões políticas sobre as rotas e construção, para servir a l’Exposition Universelle daquele ano – sendo que seu trajeto se limitava entre Porte Maillot à Porte de Vincennes.

Ainda em 1900 pequenas seções das atuais linhas 2 e 6 foram completadas sendo que hoje o Metrô de Paris é o quarto maior sistema de metropolitano da Europa Ocidental, após o Metropolitano de Londres, o Metropolitano de Moscou e o Metropolitano de Madrid.

Com cerca de 213 km de linhas, mais de 300 estações e um movimento diário superior a cinco milhões de passageiros, um dos seus aspectos mais famosos são suas 86 entradas em estilo Art Nouveau de Hector Guimard que ainda permanecem em utilização e que tão bem simbolizam Paris.

Diz-se que a distância média entre uma estação e outra (mesmo de linhas diferentes) é sempre de aproximadamente 300m e uma segunda rede de linhas expressas regionais, a RER (Réseau Express Régional), complementa a rede original do metrô desde a década de 1960.

Assista aqui a evolução da malha do Metrô de Paris desde 1900 até os dias de hoje:
https://www.youtube.com/watch?v=aoUwQ6cN-oc

Veja aqui o mapa completo do Metrô de Paris - inclui ruas, RER e Tramway:
www.ratp.fr/informer/pdf/orienter/f_plan.php?nompdf=metro_geo&loc=secteur&fm=pdf  

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