domingo, 15 de fevereiro de 2015

Jornalista com quipá grava em vídeo o antissemitismo de Paris



Pouco mais de um mês após um atirador matar quatro pessoas em um mercado judeu em Paris, em ataque que se seguiu ao massacre na redação do “Charlie Hebdo”, o jornalista Zvika Klein, do site NRG.co.fr, fez uma experiência para demonstrar o antissemitismo na capital francesa. Por 10 horas, ele caminhou normalmente pelas ruas, mas vestindo um quipá.

Um fotógrafo caminhou à frente de Klein, com uma filmadora escondida na mochila. O vídeo foi condensado em um pequeno clipe de 90 segundos, com situações claras de preconceito por motivação religiosa. No texto publicado com o vídeo no site noticioso, o jornalista descreve que, em um momento, um menino perguntou à mãe: “O que ele está fazendo aqui, mamãe? Ele não sabe que pode ser morto?”.

— Eu escrevo sobre antissemitismo na França há anos — disse Klein ao jornal francês “Local”. — Se eu quisesse, poderia escrever um artigo sobre o assunto todos os dias, sempre existe algum incidente. Eu só queria ver por mim mesmo.

A caminhada começou na Torre Eiffel, mas os insultos surgiram quando ele saiu dos centros turísticos e ingressou em bairros conhecidamente de maioria muçulmana.

“Em alguns momentos era como caminhar no centro de Ramallah. A maioria das mulheres estava vestindo véus ou hijab, a maioria dos homens pareciam muçulmanos, e o árabe era a língua prevalente”, descreveu Klein.

No vídeo, o jornalista mostra nove momentos em que foi insultado apenas por ser judeu. Ao passar por uma escola, ouviu o grito: “viva a Palestina”; numa rua ao cruzar com um grupo de pessoas, foi chamado de “homossexual”.

À BBC, críticos afirmaram que o vídeo passa uma falsa impressão, pois não informa a quem assiste que todas as cenas foram deliberadamente captadas em bairros pobres e de maioria muçulmana. Mas Klein discorda:

— Se eu estivesse andando com uma bandeira de Israel, eu entendo que poderia criar sentimentos negativos, mas não acho que vestir um quipá possa gerar algo assim — disse à BBC.

Assista aqui o filme: https://www.youtube.com/watch?v=AltyhmrIFgo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.