quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

França registra 36 violações da mídia na cobertura dos ataques em Paris



O Conselho Superior do Audiovisual, órgão regulador da mídia francesa, informou nesta quinta-feira (12) que avaliou ter havido 36 infrações cometidas pelos canais de TV na cobertura dos atentados em Paris, entre 7 e 9 de janeiro.

A agência fez 21 autuações e 15 notificações às empresas, cujos nomes não foram divulgados, por sete infrações à lei de meios de comunicação francesa.

Dentre elas, estão a divulgação dos vídeos do assassinato de um policial pelos irmãos Said e Chérif Kouachi, depois do ataque ao jornal satírico francês "Charlie Hebdo", e da invasão da polícia ao mercado kosher atacado por Amedy Coulibaly.

Segundo o jornal "Le Monde", os meios de comunicação foram avisados sobre as punições em 15 de janeiro e consideraram contraditórias as justificativas apresentadas pelo órgão.

Para o conselho regulador, a imprensa cometeu erros ao divulgar informações preliminares e não oficiais da polícia. Foi dada como exemplo a divulgação da identidade de um suspeito, um jovem de 18 anos, que não tinha relação com o crime.

Criado em 1989, o conselho é uma instância vinculada ao Estado que regula o conteúdo dos meios de comunicação públicos e privados na França. Dentre suas atribuições, está garantir a livre concorrência entre os canais, definir a classificação etária dos programas e impedir a discriminação e a incitação à violência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.