quarta-feira, 16 de abril de 2014

"Guerra e Paz" de Cândido Portinari no Grand Palais

Segundo a jornalista Isabela Bastos, da Coluna Gente Boa do jornal O Globo, os três esboços que você vê nesta página fazem parte do conjunto de 180 estudos preparatórios feitos pelo pintor Cândido Portinari para os famosos painéis "Guerra e Paz", encomendados pelo governo brasileiro para a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Parte do acervo doado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) ao Museu Nacional de Belas Artes no inicio do ano, os esboços serão expostos no Salon d’Honneur do Grand Palais, em Paris, junto com os painéis, de 6 de maio até 9 de junho. É a primeira vez que eles saem do país para uma exposição.

A mostra em Paris marca o fim da exposição itinerante de "Guerra e Paz", que começou em 2010, quando os painéis foram confiados pela ONU ao Projeto Portinari, a pedido do Ministério das Relações Exteriores. Desde então, os painéis já foram expostos no Theatro Municipal do Rio, no Palácio Gustavo Capanema, no Memorial da América Latina (em São Paulo), no Cine Theatro Brasil Vallourec (em Belo Horizonte).

Depois de Paris, os painéis serão devolvidos à ONU.

Grand Palais
3, Avenue du Général Eisenhower
8ème arrondissement
Telefone: 01 44 13 17 17
www.grandpalais.fr








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.