sábado, 2 de novembro de 2013

Alpes Franceses em alta nesta temporada



A repórter Fernanda Dutra, de O Globo, publicou no dia 28/10/13 no Caderno Boa Viagem / Globo Online, uma excelente matéria sobre os Alpes Franceses que nesta temporada irão contar com novos restaurantes, hotéis e pistas, que reproduzo e recomendo a leitura, segue a peça:

Os Alpes em tons quentes na temporada de esqui 2013/2014
RIO - A estação de Courchevel 1850, nos Alpes Franceses, ostenta números de causar inveja às concorrentes: tem dois hotéis palácios, 16 cinco estrelas e 12 restaurantes com estrelas Michelin. No topo da lista de celebridades fotografadas por lá estão os príncipes William, com Kate Middleton, e Harry, e os reis da Espanha e do Marrocos. Dizem que o bilionário russo Roman Abramovich já tentou comprar a área, que abriga um hotel do grupo LVMH (dono da Louis Vuitton), o Cheval Blanc.

Mas a estação é privilegiada também por motivos naturais: fica na maior área esquiável do país, conhecida como Trois Vallées (três vales). E, a partir deste ano, a empresa que administra a região investirá € 140 milhões em infraestrutura — incluindo novas gôndolas e teleféricos — ao longo de sete anos. Algumas novidades já poderão ser vistas nesta temporada. Uma delas é a construção, por € 7 milhões, de um teleférico que leva até o restaurante Bouc Blanc, na área da estação La Tania, substituindo dois telesquis. Outra é a renovação da segunda cabine da gôndola Saulire, que propõe uma nova estética na neve. É toda em tons quentes, com a parte externa pintada de bronze. Leva 160 pessoas a um pico de 2.700 metros de altura em quatro minutos. Ao menos quatro novas pistas também entraram no mapa da estação.

Outra novidade hoteleira agradará especialmente aos Beckham. David, Victoria e os meninos moraram no Le Bristol, em Paris, hotel da Oetker Collection. Frequentadora de Courchevel, a família agora poderá se hospedar no novo hotel da Oetker: o L’Apogée abre dia 11 de dezembro com 53 espaçosas suítes, uma penthouse e um chalé. A equipe de funcionários é a mesma de outro hotel da rede, o Cap-Eden-Roc, em Antibes (este, um preferido de Brad Pitt e Angelina Jolie, recém-reformado). Falando em estrelas, o hotel abrirá o Le Comptoir de L’Apogée, sob o comando de Yannick Franques — laureado com duas estrelas Michelin no restaurante Le Saint Martin, em Vence, na Riviera Francesa. Ele vem para concorrer com seu xará, Yannick Alléno, que também tem duas estrelas, no Le 1947 do Cheval Blanc. Para a refeição nas pistas, há novidade: o La Cave des Creux, numa antiga casa de pastores a 2.112 metros de altura que hoje pertence a instrutores de esqui. A gastronomia da Savóia domina o menu.

Com um clima mais informal, a estação de Val d’Isère também inova. Terra natal de campeões do esqui francês, a vila reformulou a pista de Joseray para sediar provas internacionais. No centro, ao lado da casa de pedra mais antiga da vila, a pousada Les Cinq Frères tem 17 quartos decorados pelos donos e o restaurante Table d’Yvonne, comandado pelo chef Jérôme Labrousse — chef também do Le Table des Neiges, no hotel Tsanteleina. O tradicional Grand Paradis reformou a fachada de madeira e os quartos do segundo piso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.