domingo, 21 de abril de 2013

Paris, um museu a céu aberto



Oito obras de arte contemporâneas espalhadas pelas ruas parisienses:

1/ARMAN, L'HEURE DE TOUS (1985)
Cour du Havre, em frente à Gare Saint-Lazare, 8ème arrondissment.

Os passageiros que verificam ansiosamente a hora na fachada da Gare Saint-Lazare ficam perturbados por esta quantidade de relógios em bronze e cujo os ponteiros indicam diferentes horas.

2/DANIEL BUREN, LES DEUX PLATEAUX (1986)
Cour d'honneur do Palais-Royal, 2ème arrondissment.

Estas colunas truncadas que são, na realidade, polígonos de 20 faces, compensaram as más criticas durante a sua instalação e hoje são benquistas pelos visitantes do Palais Royal.

3/GIUSEPPE PENONE, L'ARBRE DES VOYELLES (1999)
Jardin des Tuileries, 1er arrondissment.

Muito parecida com uma árvore desenraizada por uma tempestade e esquecida pelos jardineiros, aos poucos o visitante do Jardin des Tuileries descobre que esta é, de fato, uma escultura em bronze que representa um carvalho de tamanho real e misturado, pouco a pouco, pela vegetação verdadeira.

4/ALEXANDER CALDER, SPIRALE (1958)
Jardins de l'Unesco, 7ème arrondissment.

Esta famosa obra do escultor americano foi incluída nos planos de construção do edifício da Unesco
e depois de transportado para Paris, o mobile de aço de 10m de altura e mais de 2 toneladas foi montado em apenas dois dias.

5/CÉSAR, CENTAURE, HOMMAGE A PABLO PICASSO (1985)
Place Michel Debré, 6ème arrondissment.

Conhecido pelos célebres troféus do cinema, César trabalhou a partir de resíduos de bronze soldados criando esta criatura mítica com corpo de cavalo e busto de homem cuja cabeça é um auto-retrato.


6/CLAUDE LEVEQUE, TCHAÏKOVSKI (2006)
Cité universitaire, 14ème arrondissment.

Em um edifício construído nos idos dos anos de 1930, situado no Aqueduto de la Vanne (que alimenta Paris de água potável), o artista colocou quatro painéis de inox de 4 m de largura que lembram a àgua e que reflete o tramway, os pedestres e o céu.

7/JEAN TINGUELY ET NIKI DE SAINT-PHALLE, LA FONTAINE STRAVINSKY (1983)
Ao lado do Centre Pompidou, 1er arrondissment.

As máquinas pretas de Tinguely coabitam harmoniosamente ao lado dos volumes coloridos das esculturas de Niki de Saint-Phalle para um conjunto de dezesseis esculturas-fontes inspiradas em A Sagrada Primavera de Stravinsky.

8/JEAN-MICHEL OTHONIEL, LE KIOSQUE DES NOCTAMBULES (2000)
Place Colette, 1er arrondissment.

A dois passos das colunas de Buren, pérolas de vidro gigantes de Murano recobrem duas cúpulas desta "abóbada celeste" que acolhe os passageiros da estção de metrô Palais Royal-Musée du Louvre e foi comissionada à pedido da RATP para comemoração dos 100 anos do metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.