terça-feira, 30 de abril de 2013

Olympia de Paris não perde a majestade



O Olympia é a mais antiga sala de espectáculos musicais de Paris, construída pelo arquiteto Léon Carle, foi inaugurada em 12 de abril de 1893 e, desde então, mantém sua capacidade para 2000 lugares.

Além de muitos musicais também passaram pelo Olympia espectáculos de circo, balet e operetas mas, entre 1929 e 1954, foi transformado em cinema, antes de voltar a operar como sala de concertos.

A partir de 1954, sob a direção de Bruno Coquatrix, os gigantes da música, de Hendrix a Dylan ou dos Beatles aos Rolling Stones e de Piaf a Brel, sucederam-se em seu palco mas, após a morte de Coquatrix, entrou em novo declínio e correu mesmo o risco de ser demolido e transformado em parque de estacionamento, mas em 1993 o Ministro da Cultura francês Jack Lang emitiu uma ordem de preservação do edifício que originou dois anos de trabalho de reconstrução da fachada e do seu famoso interior vermelho.

Com mais de 30 milhões de espectadores nos últimos 50 anos, o Olympia transformou-se em um "music hall" lendário e que continua a ser um lugar clássico para grandes espectáculos.

28 Boulevard des Capucines
9ème arrondissement

Telefone: 08 92 68 33 68
www.olympiahall.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.