quarta-feira, 10 de abril de 2013

Dicas de Val d"Isère: dois restaurantes no pé das pistas

A repórter Fernanda Dutra, de O Globo, publicou no dia 3/04/13 - 19h48 no Blog de Bordo, uma excelente matéria sobre os dois restaurantes de Val d'Isère, que reproduzo e recomendo a leitura, segue a peça:

Dois restaurantes no pé das pistas da animada Val d'Isère, na França

Praça na descida das pistas de Solaise, em Val d'Isère: cafés e restaurantes. Foto: Fernanda Dutra
Crozets do La Grande Ourse com bolinhas de queijo de cabra. Foto: Fernanda Dutra.
Crozets de souvenir: orgulho local (na loja La Sonnaile, no centrinho). Foto: Fernanda Dutra
Alex e seu La Sana. Foto: Fernanda Dutra
Queijos da  La Fermette de Claudine. Foto: Fernanda Dutra.
Cheguei a Val d'Isère no final de março, esperando me deparar com o fim do inverno. Fui recebida com uma nevasca que durou mais de 24 horas e deixou 50 centímetros de neve - coisa digna de dezembro e janeiro. A viagem toda está na capa do Boa Viagem desta quinta-feira (você pode ler aqui a parte 1 e parte 2). Como a temporada por lá é longa, vai até dia 5 de maio, acrescento aqui mais algumas dicas de restaurantes no pé das pistas.

O La Grande Ourse é um dos restaurantes mais antigos da vila. Surgiu em 1936! É famoso também por ter entrado num filme "sessão da tarde" clássico francês "Les bronzé font du ski", de 1979, que narra as desventuras de uma família em suas primeiras férias nas montanhas. Dito isso, dá para inferir que o La Grande Ourse tem ótimos pratos típicos. E tem. Não deixe de provar os crozets, uma massa local. Provei essa com queijo de cabra. Leve e deliciosa. Do tipo que faz você raspar o prato... Pelo menos se gostar de massa tanto quanto eu.

"Oi, beleza?" Assim nos recebeu Alex, o dono do café La Sana, no pé das pistas de esqui de Val d'Isère, na região de Bellevarde. O francês namorou uma brasileira e morou por aqui uns tempos. O romance não deu certo e ele voltou para a França. Mas agora, ao menos, tem praticado a segunda língua com os clientes portugueses e brasileiros. Para conquistá-los, tem um menu repleto de hambúrgueres numa média de 10 euros, e sucos, vitaminas e saladas. Alex também faz pratos do dia. Vale dar uma passada por lá nem que seja para pedir umas dicas do que fazer em Val d'Isère.

Outro endereço em que a simpatia da dona se destaca é o La Fermette de Claudine. É a própria Claudine que nos atende e descreve, em inglês, as características de cada queijo. A loja fica no centrinho de Val d'Isère (perdoem-me pela falta de direções mais específicas, mas não existem nomes de ruas por lá!) e vende produtos da própria fazenda e das vizinhas, além de vinhos e outros produtos típicos. Dá vontade de levar tudo para casa. O beaufort L'Avalin custa 30 euros o quilo. É feito no verão e passa dois anos maturando. Essa casca faz parecer que ele não é cremoso. Mas prometo: derrete na boca, exalando os aromas das montanhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.