sábado, 17 de novembro de 2012

Air France na rota Rio-Paris pousa em Casablanca

Airbus A-330 da Air France
 
Segundo informações do Globo Online, um avião Airbus A-330 da Air France que realizava o vôo AF445 (como foi renomeado o AF 447 após o acidente com o mesmo tipo de aparelho) saindo do Rio com destino à Paris na noite desta quinta-feira passada, dia 15, teve que fazer um pouso forçado em Casablanca, no Marrocos.

Já segundo a companhia, o motor do Airbus A-330 teve problemas técnicos, sendo obrigado a desviar sua rota e fazer um pouso no Aeroporto de Casablanca, onde aterrissou em segurança com 201 passageiros, às 08h51 no horário local (06h51 no horário de Brasília) desta sexta-feira.

Ainda de acordo com informações do Globo Online, houve clima de pânico na aeronave e equipes dos bombeiros e ambulâncias aguardavam a chegada do aparelho na pista do Aeroporto de Casablanca.

A Air France informou que “todos que estavam a bordo foram atendidos (com informações, bebidas e refeições) pelas equipes locais da empresa”. Ainda segundo a companhia, “eles serão encaminhados hoje (sexta-feira) para Paris a bordo de uma outra aeronave, enviada especialmente para Casablanca e, alguns desses passageiros já estão sendo encaminhados para outros voos da Air France, conforme as solicitações de cada um."

A nota da empresa aérea francesa explica ainda que "houve uma avaria do motor que implica, segundo os procedimentos e instruções da companhia, a parada do motor e mudança de rota com toda segurança para o aeroporto mais próximo” e que “um trabalho de investigação técnica irá determinar as condições exatas do defeito”.

Além do acidente fatal com o Aibus A-330 do vôo AF 447 na noite de 31 de maio de 2009, este mesmo aparelho tem foi vítima de dois outros incidentes em rota para o Brasil pela TAM.

O mais recente foi em outubro passado, quando um Airbus A-330 da TAM com 201 passageiros e que fazia o voo JJ-8055, de Paris para o Rio, teve de dar meia-volta e regressar ao Aeroporto Charles De Gaulle também por problemas técnicos em um dos motores, pousando apenas 17 minutos após a decolagem.

Em 24 de janeiro, outro Airbus A-330 da TAM com 160 passageiros a bordo e que fazia a mesma rota e vôo, o JJ-8055, de Paris para o Rio, teve que retornar ao aeroporto da capital francesa pouco mais de uma hora após a decolagem.

Contudo, antes de poder aterrissar em segurança, a aeronave teve que efetuar diversas voltas sobre o Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra, para liberar o querosene de seus tanques, sendo que nesta ocasião, a TAM não explicou qual foi o problema apresentado pelo motor.

Mas os Airbus A-330 da TAM operam sustos em outras rotas e vôos também, como por exemplo, no dia 26 de setembro, quando no vôo JJ-8078, do Rio para Nova York, o trem de pouso dianteiro teria apresentado indicações de problemas na aproximação para aterrissagem, deixando seus 190 passageiros em pânico.

Enquanto isso, continuo com meu velho e bom Boeing 747-400, reformado ou não, pela Air France.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.