segunda-feira, 30 de junho de 2014

Um dia no Marché-aux-Puces

O Marché-aux-Puces de Saint-Ouen, na Porte de Clignancourt (norte da cidade) é, na minha opinião o melhor mercado das pulgas de Paris – e, sem dúvida o maior e mais famoso, é claro.

Suas atividades começaram ao final do século XIX e ele é, na realidade, formado por quatorze pequenos mercados que ocupam uma enorme e labiríntica área onde encontramos de tudo, e é tão grande que, se fôssemos andar por todas as ruas, alamedas, vielas e becos que nele estão contidos, percorreríamos cerca de 15km e contaríamos mais de 2.000 lojas.

Seus “feudos” são assim divididos:

· Antica, de móveis e objetos dos séculos XVIII e XIX
· Biron, de arte asiática e de móveis dos séculos XVII, XIX e XX
· Cambo, que trata do mercado de luxo
· Dauphine, de antiguidades e objetos de segunda mão
· Entrepôt, uma grande espaço com muitas ofertas
· Jules Valles, um achado para quem gosta de pechinchar
· Malassis, que conta com antiguidades e objetos de decoração do século XVII ao XX
· Le Passage, com suas roupas, móveis, livros antigos e ornamentos
· Paul Bert, que tem as mais novas tendências do mercado, mobiliário, objetos de arte e de decoração do século XVII ao XX
· Rosiers, de luminárias e arte do século XX
· Serpette, de objetos de alto luxo
· Vernaison, com antiguidades, objetos científicos, brinquedos e artigos em vidro
· Malik, quase que exclusivamente de roupas e acessórios
· Lecuyer et L'Usine, exclusivamente para os próprios comerciantes.

Quando visito St.-Ouen, vou cedo, logo após o café, para poder garimpar – e pechinchar – à vontade, almoçar e ficar até o final do dia. Para ir de metrô, salte na estação Clignancourt, pegue a Avenue Clignancourt e atravesse a Porte de Clignancourt (engraçado, não?), assim que passar por baixo do Boulevard Périphérique, o mercado estará à sua esquerda.

Confira aqui o site oficial do Marché-aux-Puces de Saint-Ouen:
www.marcheauxpuces-saintouen.com

Para coroar a visita, almocei no Ma Cocotte, um excelente restaurante com décor de Philippe Starck e que já atrai o "tout Paris" para suas mesas.

O Ma Cocotte fica na entrada dos mercados Serpette e Paul-Bert, em um amplo sobrado em estilo industrial, onde a madeira clara e o concreto dominam a paisagem e abrem juntos o caminho para a cozinha que prepara ovos cozidos com maionese de curry, frango "fermier" no espeto ou ainda "hachis parmentier" fondant, o prato referência do lugar.

A carta de vinhos, ao estilo neo-bistrô, foi elaborada por Yannick Papin e dá o toque final ao ambiente que conta com menus de almoço a 24 € e a 29 €.

106, Rue des Rosiers
93400 - Saint-Ouen
Telefone: 01 49 51 70 00
www.macocotte-lespuces.com









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.