segunda-feira, 16 de junho de 2014

O 61º Cannes Lions Festival




Situada ao Sul da França, Cannes é um balneário de ricos e famosos (e também de classe média) às margens do sempre vivo azul do Mediterrâneo, é uma “Hollywood” européia, temperada com a crème de la crème da França: discreta, culta, menos óbvia e bem mais chique e mais sofisticada que a Meca do cinema norte-americano.

Junto da exclusiva Saint Tropez, Cannes forma o extrato do melhor da Riviera Francesa, também chamada de Côte d’Azur: um lugar para curtir a vida, tomar champanhe, comer peixes e frutos do mar, ver, ser visto e lançar tendências.

Cannes reserva em cada esquina um potencial encontro com famosos do porte de Catherine Deneuve, Victoria Abril ou Gérard Depardieu e, a cada Ferrari que passa, pode-se reconhecer alguém que é ou que será famoso.

Dois grandes eventos se destacam em Cannes: o badalado Festival International du Film, que acontece em maio, quando o balneário transborda de artistas, paparazzi e, claro, de muitos fãs que infelizmente não têm acesso a nenhuma das 350 salas de cinema do festival que não ficam abertas para os mortais comuns, apenas para convidados e VIP’s.

O outro é o Cannes Lions, o festival internacional da criatividade e de publicidade, conta com a nata mundial - é considerado como o único local de encontro verdadeiramente global para os profissionais da indústria da comunicação - desta indústria e que na sua 61º Edição tem recorde de categorias e inscrições: recebeu mais de 35 mil inscrições de 94 países sendo que o Brasil é o segundo maior participante em quantidade de peças inscritas.

Além de seus hotéis e das suas praias, Cannes ainda tem três cassinos para divertir os ricos e famosos, sendo o mais acessível deles o Croisette, bem próximo ao Palais des Festivals, onde acontecem os dois eventos acima.

O 61º Lions International Advertising Festival - que começou ontem (15) e que terminará no dia 21, com duração de sete dias - será o maior e mais grandioso do que todas as edições anteriores e conta com cerimônias de premiação, seminários, workshops, exposições, master-classes e muito, mas muito networking mesmo.

Suas categorias são julgadas por júris selecionados com o maior rigor e sempre compreendidos dos melhores profissionais mundiais do setor e poucos lugares no planeta reúnem, a um só tempo, tantos grandes formadores de opinião em cada um de seus respectivos países quanto o Cannes Lions.

Há três anos, em 2011, para se adaptar aos novos tempos, o festival trocou de “Festival Internacional de Publicidade” para “Festival Internacional de Criatividade” e, desde então, vem agregando novas categorias e consolidando uma tendência que reflete a excelência criativa em todas as formas de comunicação.

O Cannes Lions em números, tomando como base a 60º Edição, de 2013:
  • 35.600 inscrições
  • 14 categorias de competição
  • 2 grandes Galas (festas), com 3.530 participantes em cada (média)
  • 4 cerimônias de premiação
  • 61 seminários
  • 36 workshops
  • 10 aulas magnas
  • 12.000 participantes
  • 2.200 profissionais de marketing
  • 139 países inscreveram peças
  • 92 diferentes nacionalidades presentes

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