terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Hamburger desbanca sanduíches de baguette e filé com fritas na França

Segundo informações da Bloomberg News, uma pesquisa revela que clássico americano invade menus de restaurantes franceses e se tornaram o novo prato favorito dos franceses, desbancando o filé com fritas e os sanduíches feitos com baguete, um dos orgulhos e símbolos da cultura gastronômica do país.



Estudo divulgado nesta terça-feira (4) e realizado no ano passado pela Gira Conseil, firma de pesquisa de restaurantes com sede em Paris, revelou que três quartos dos 110 mil restaurantes franceses agora incluem o clássico americano em seus menus. As vendas de hambúrgueres saltaram 40% desde 2011 e o sanduíche está batendo o tradicional filé mignon e pratos de peixes, revelou a pesquisa.

— Proteína entre dois pedaços de pão? Os franceses adoram — diz Bernard Boutboul, diretor da Gira Conseil. — A explosão do consumo de hambúrgueres está vindo dos restaurantes. Eles têm preços mais acessíveis e os chefs apreciam o desafio de mostrar que podem fazer um hambúrguer de qualidade.

O reinado do hambúrguer em terras de José Bové — o ativista agricultor e ex-candidato presidencial, que ficou famoso por acusar a McDonald’s Corporation de servir o malbouffe: comida “junk” — chega à França num momento em que a desaceleração econômica empurra os consumidores para refeições baratas, e que podem ser consumidas rapidamente.

Os hambúrgueres representam quase a metade de todos os sanduíches vendidos na França, com 977 milhões de unidades comercializadas no ano passado, de um total de 2,14 milhões. Embora hoje eles já possam ser consumidos em restaurantes de luxo, a maioria desses sanduíches é vendida em uma das 1.300 lojas de McDonald’s no país.

O McDonald’s, com sede em Oak Brook, em Illinois, obteve € 4,5 bilhões em vendas na França em 2013, um aumento de 2,4% em relação ao ano anterior, revelou a empresa. O restaurante recebe entre 1,8 e dois milhões de clientes diariamente no país.

Entre os preferidos de Rive Gauche estão o Coffee Parisien, o Big Fernand e o Schwartz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.