segunda-feira, 10 de junho de 2013

Paris ou Londres. Londres ou Paris. Eis uma boa questão.


Cresci escutando meus pais discutirem qual cidade era melhor. Meu pai, prático como ele só, era defensor ferrenho da capital britânica e minha mãe, uma romântica, só tinha olhos para a Cidade Luz.

Muito novo me apaixonei por Paris, mas agora, tendo que ir quase que mensalmente à cidade vizinha, tenho que confessar que ando com segundos pensamentos àquela que para mim parecia esfíngie pronta para me devorar.

Apesar de Paris ser a capital e a cidade mais populosa da França, ela é bem menor e bem menos populada do que sua rival inglesa: são apenas 106km2 e somente 2,2 milhões de habitantes, ao passo que Londres tem mais de 1580km2 e 8,2 milhôes de habitantes com esses números percebe-se que Londres tem uma densidade habitacional menor que Paris, imagine.

Era de se esperar que Londres fosse suja e mal frequentada, certo? Errado, é bem mais limpa e bem mais civilizada que minha (ainda) amada Paris. Aliás sua limpeza é impressionante, mesmo.

A história das duas é semelhante, tendo começado a se formar como núcleo urbano a partir da chegada das tropas romanas, Paris como Lutécia em 52 a.C. e Londres pouco depois, em 43 d.C. com o nome de Londínio.

Como importância econômica, Londres é um centro financeiro mundial e assim é Paris também. Durante a Segunda Guerra, Paris capitulou e Londres resistiu. Na mesma guerra Paris foi preservada e Londres arrasada. Na história contemporânea Paris ofereceu 1968 e Londres a revolução cultural, com Beatles, mini-saias e Twiggy.

Londres tem sua Westminster Abbey, cuja construção data de 1050 e Paris, a Notre-Dame, é claro, de 1163. Londres tem excelentes serviços, prestados por pessoas atenciosas e que dão valor ao cliente, já Paris, ora Paris tem parisienses, precisa dizer algo mais?

Realmente não sei mais o que pensar. Estou confuso. Até na gastromia há em Londres excelentes restaurantes (não de comida local, que essa é insuportável: cesta de três pontos para Paris).

Mas agora falando sério, Londres é um barato, sem dúvida. Mas não troco Paris por ela, não.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.