quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O metrô de Paris


Confesso que há muitos anos deixei de ser usuário do metrô aqui em Paris, muito mais por uma frescura do que por conta do serviço, que é excepcional. Acontece que gosto tanto de ver a cidade que prefiro andar a pé ou em qualquer outro meio que seja de superfície.

O Métropolitain de Paris, que era chamado antigamente de Chemin de Fer Métropolitain, serve Paris e suas cidades vizinhas na “agglomération parisienne” com 16 linhas: as de 1 a 14 (esta última é completamente automática, ou seja, não tem motorista de cabine) e ainda duas linhas menores, a 3bis e a 7bis, que se separam das linhas originais 3 e 7.

O serviço foi inaugurado com a Linha 1, em 19 de julho de 1900, após décadas de discussões políticas sobre as rotas e construção e pequenas seções das atuais linhas 2 e 6 (ainda 2, à época) foram completadas no mesmo ano para servir a Feira Mundial e é hoje o quarto maior sistema de metropolitano da Europa Ocidental, após o Metropolitano de Londres, o Metropolitano de Moscou e o Metropolitano de Madrid.

Com cerca de 213 km de linhas, mais de 300 estações e um movimento diário superior a 5 milhões de passageiros, um dos seus aspectos mais famosos são suas 86 entradas em estilo Art Nouveau de Hector Guimard que ainda permanecem em utilização e que tão bem simbolizam Paris.

Diz-se que a distância média entre uma estação e outra (mesmo de linhas diferentes) é sempre de aproximadamente 300m e uma segunda rede de linhas expressas regionais, a RER (Réseau Express Régional), complementa a rede original do metrô desde a década de 1960.

Resolvi escrever isso porque hoje fui em Créteil – uma cidade vizinha de Paris e a pouco menos de 12km da minha casa – deixar meu carro para fazer uma revisão e, ao chamar um táxi na recepção da concessionária, a telefonista me sugeriu o uso do metrô, cuja estação era a três minutos de lá.

Topei: paguei apenas 1.70 euros no lugar de uns 25 euros de táxi e cheguei no mesmo tempo, por conta do tráfego super pesado da manhã. Adivinhem como vou pegar o carro? Acertaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.