sábado, 1 de março de 2014

Paris em cartaz no Metropolitan Museum of Art

Charles Marville, fotógrafo que registrou a reforma urbana da capital francesa, ganha exposição no Metropolitan Museum of Art, em Nova York.

Na segunda metade do Século XIX, Paris foi palco de um radical projeto de reforma urbana, lançado pelo imperador Napoléon III e colocado em prática pelo Baron Georges-Eugène Haussmann: ruelas medievais estreitas desapareceram e deram lugar a amplos bulevares, áreas antigas foram demolidas para abrigar a nova cidade que começava a emergir.

Essa transformação foi documentada em detalhe por Charles Marville, considerado um dos fotógrafos mais talentosos do Século XIX e que fora contratado como fotógrafo oficial da cidade em 1862, Marville registrou com sua câmera o desaparecimento da velha Paris e as mudanças físicas e sociais trazidas com a modernização.

Cem dessas fotografias estão reunidas na mostra "Charles Marville: Photographer of Paris" ("Charles Marville: Fotógrafo de Paris"), em cartaz no Metropolitan Museum of Art, em Nova York.

"A obra de Marville é uma das primeiras e mais poderosas explorações da transformação urbana em larga escala", dizem os organizadores da exposição.

"Esta exposição explora toda a trajetória de sua carreira fotográfica e lança luz sobre a extraordinária beleza e significado histórico de sua obra", diz o texto de apresentação.

Em cartaz até 4 de maio, a mostra é acompanhada pela instalação "Paris as Muse: Photography, 1840s-1930s", que reúne 40 fotografias da coleção do museu para celebrar os primeiros cem anos de fotografia em Paris.

Com informações da BBC Brasil.

Um comentário:

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.