domingo, 30 de março de 2014

Socialistas vencem em Paris, mas perdem 155 outras prefeituras na França

Eleita primeira prefeita da história de Paris, Anne Hidalgo faz discurso após o anúncio da vitória (Foto: JOEL SAGET / POOL / AFP)

Segundo informações da Agência EFE, a candidata socialista Anne Hidalgo conseguiu uma vitória fácil contra a conservadora 
Nathalie Kosciusko-Morizet e será a primeira prefeita da história de Paris.

As pesquisas de boca de urna do segundo turno das eleições municipais francesas, que foram realizadas neste domingo (30), indicam um duro golpe para o governante Partido Socialista (PS) e uma clara vitória para os conservadores da União por um Movimento Popular (UMP).

Além disso, o número de abstenções foi grande. "Os resultados são ruins para a esquerda", declarou ao canal 'TF1' a porta-voz do governo, Najat Vallaud Belkacem, após o fechamento das urnas.

Em Paris, no entanto, Anne Hidalgo conseguiu uma vitória fácil, de acordo com as pesquisas, e derrotou a conservadora Nathalie Kosciusko-Morizet. Com o 54,5 % dos votos, a franco-espanhola se transformará na primeira prefeita da história de Paris, segundo enquete do instituto Ifop/SAS divulgado pelo canal 'i-Télé'.

Filha de um casal de espanhóis exilados, Anne Hidalgo, de 54, obteve a nacionalidade francesa aos 14 anos.Era vice do atual prefeito da capital francesa - Bertrand Delanoë, que ficou 12 anos no cargo, e foi conselheira durante a administração Lionel Jospin, entre 1997 e 2002.

Esta é a primeira eleição no país desde que o socialista François Hollande foi eleito presidente em 2012.

Segundo uma estimativa do instituto BVA divulgada pelo jornal 'Le Parisien' após o fechamento das zonas eleitorais, em todo o país a centro-direita obteve 49% dos votos, a esquerda 42% e a extrema direita 9% nas localidades de mais de 3.500 habitantes.

Este resultado significa 100 novas cidades para a direita, embora a esquerda resista melhor do que esperado nos municípios de mais de 100 mil habitantes, onde teria 46% dos votos, contra 49% da centro-direita.

Os convervadores teriam vencido em cidades como Angers, Quimper, Saint-Etienne, Pau e Reims.

As pesquisas indicam ainda a reeleição do candidato da UMP, Jean-Claude Gaudin, em Marselha, a segunda maior cidade do país em número de habitantes.

Já a ultradireitista Frente Nacional (FN), que até agora não controlava nenhum município, conseguiu, segundo a presidente da legenda, Marine le Pen, pelo menos seis prefeituras, entre elas de Béziers e Fréjus, que se somam as que foram conquistas em redutos do partido no primeiro turno.

As pesquisas confirmam a alta abstenção observada durante a votação, que teria atingido cerca de 38%.

A derrota eleitoral do partido governante poderia levar Hollande a anunciar uma mudança de gabinete amanhã, segundo afirmou à emissora RTL o vice-ministro de Economia Social e Solidária, Benoît Hamon.

A porta-voz do governo não confirmou a informação, embora tenha citado a "dimensão nacional" da derrota socialista.

"Entendemos a mensagem os eleitores enviaram", acrescentou Vallaud Belkacem, enquanto o presidente da UMP, Jean-François Copé, declarou que sua legenda é o "primeiro partido da França" e pediu mudanças em questões fiscais, judiciais e econômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.