quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Há 55 anos De Gaulle assumia presidência da França e iniciava a Quinta República



O general Charles André Joseph Marie de Gaulle assumiu o posto de chefe de Estado da Quinta República da França no dia 8 de janeiro de 1959.

Ele nascera em Lille, em 22 de novembro de 1890. Na adolescência, decidiu fazer carreira no Exército, frequentando a Escola Especial Militar de Saint-Cyr. Aos 23 anos, ingressou na Infantaria e participou da Primeira Guerra Mundial, em que sofreu ferimentos graves. Prisioneiro de guerra dos alemães, ele aprendeu o idioma germânico.

Depois de alcançar as patentes de major e general, De Gaulle iniciou uma carreira política que determinaria a história do seu país. Em 1940, assumiu seu primeiro cargo como secretário de Estado da Defesa Nacional.

Ocupação nazista

Durante a Segunda Guerra, com a divisão da França, o primeiro-ministro do país, marechal Henri Phillipe Pétain assumiu poderes ditatoriais, e a capital do país foi transferida para Vichy, uma vez que Paris estava ocupada pelas tropas alemãs. O governo de Vichy era antirrepublicano, conservador e aliado dos nazistas.

Enquanto isso, De Gaulle procurou refúgio em Londres. Sob sua liderança, ele e outros exilados franceses apresentaram-se como governo alternativo a Vichy, criando o movimento chamado "França Livre". Esta organização de resistência foi fundamental para a vitória dos Aliados.

Estadista renuncia

Ao retornar à França em junho de 1944, De Gaulle foi aclamado como herói de guerra. Em 1945, foi eleito presidente, cargo que ocupou por apenas alguns meses. Devido a divergências com a Assembleia Nacional, que se recusava a instaurar uma presidência forte, De Gaulle renunciou em 1946, retirando-se da vida pública.

Nasce a Quinta República

Entre 1946 e 1958, a França passou por um período difícil: política e governos instáveis, revoltas por independência nas colônias da África, além da tentativa de reerguer o país ainda devastado pela Segunda Guerra. Em 1958, no auge da crise da Argélia, a Assembleia Nacional, pressionada pelos militares, convidou De Gaulle a elaborar uma nova Constituição. Nascia assim a Quinta República.

O governo anterior fracassara principalmente por causa da guerrilha argelina. De Gaulle conseguiu fazer uso de sua influência e poder em benefício próprio, conquistando novamente a presidência da França.

Tão logo foi eleito presidente, em 8 de janeiro de 1959, De Gaulle promulgou uma Constituição que reforçava os poderes presidenciais. Ele sabia da importância de um governo forte, nacionalista e conservador para reconquistar o prestígio e o poder da França no exterior. De Gaulle costumava afirmar que "a França é a luz do mundo".

Independência da Argélia

Durante sua gestão, De Gaulle negociou a independência da Argélia e enfrentou a oposição armada dos oficiais de direita do Exército. Seu governo reergueu a economia do país, liderou a Comunidade Econômica Europeia e desvinculou-se do comando militar da Otan. Com isto, De Gaulle voltou a colocar a França no topo da Europa, sendo considerado um dos maiores estadistas que o país já conheceu.

As revoltas estudantis de maio de 1968 abalaram seu governo. Embora um milhão de pessoas tenham cantado o hino A Marselhesa em solidariedade ao presidente, De Gaulle teve que ceder muito às reivindicações das classes sociais baixas e do sistema de ensino.

Plebiscito e renúncia

Seu estilo conservador não condizia mais com o novo panorama francês de sindicatos e greves. Em 1969, De Gaulle renunciou, após sair derrotado de um plebiscito sobre uma reforma constitucional. Charles de Gaulle morreu em 1970, aos 80 anos.

(Artigo original publicado pela Deutsche Welle em 08.01.2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.