sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

A Tour Eiffel e suas cópias no mundo todo



Segundo a AFP, desde a inauguração da estrutura, há 125 anos, a Torre Eiffel vem sendo replicada em várias partes do mundo - querem ver? Me digam então o que Tóquio, Las Vegas, Hangzhou e Tegucigalpa têm em comum?

A resposta é: todas têm uma réplica - mais ou menos similar à original - da Torre Eiffel, o cartão-postal de Paris que há muito tempo se tornou um símbolo da cidade e da França.

Lista: Dez réplicas famosas e desconhecidas da Torre Eiffel

A imponente torre de ferro talvez seja o monumento mais replicado do mundo. Mas, mesmo a Sete, a empresa que administra a atividade turística na torre, diz ser impossível saber quantas versões há mundo afora. Algumas dessas Eiffels falsas ganharam fama própria, como a de Tóquio e a gigantesca cópia que decora a Strip de Las Vegas.

Outras são mais modestas ou kitsch; e estão em locais surpreendentes, como a capital boliviana, um jardim público à beira do Mar Negro, na Bulgária, e até na base da ONU no Líbano. A “Velha Dama de Ferro” de Paris é um sucesso de vendas. A agência de notícias e fotos francesa AFP recebe muitos pedidos de fotos da estrutura de ferro de 125 anos.

Inaugurada em 1999, a réplica da Torre Eiffel no cassino Paris Las Vegas a princípio deveria ser mais alta do que a original, que alcança 324 metros de altura - incluindo a antena. Mas os arquitetos tiveram de conter sua ambição pela metade, por conta da proximidade do cartão-postal com o aeroporto da Cidade do Pecado. A torre em Vegas tem 165 metros de altura e tem como vizinha uma réplica do Arco do Triunfo e de outros pontos icônicos de Paris.

A torre de Tóquio, construída em 1958 e pintada de vermelho e branco, é uma das poucas a ultrapassar em altura a original. Tem 333 metros, embora tenha sido temporariamente reduzida a 312 metros em 2011 - o terremoto de 2011 acabou danificando a antena, que teve de ser retirada para conserto. A torre de televisão se mantém um símbolo da capital chinesa, mesmo diante da torre Tokyo Sky Tree, inaugurada em 2012 com quase o dobro de altura.

Ainda que não sejam tão altas quanto a torre Eiffel, algumas cópias são tão grandiosas quanto. Caso do cartão-postal de Hangzhou, na China: fica no centro do empreendimento inspirado na capital francesa, Tianducheng, com 108 metros de altura.

Há outras cidades batizadas de Paris, e algumas delas têm suas torres. Parizh, no pé dos Montes Urais no Sul da Rússia, foi fundada em 1842 para celebrar a vitória russa sobre as forças napoleônicas 30 anos antes. Hoje, tem uma torre de telefone celular, inaugurada em 2005, idêntica à Torre Eiffel.

Nunca houve políticas de direitos de imagem ao cartão-postal parisiense. De camelôs a fabricantes de chocolate a investidores megalomaníacos, qualquer um pode criar uma cópia da torre. O nome, Torre Eiffel, porém, é uma marca registrada. Quem quiser um restaurante ou perfume homônimos, precisa pagar direitos autorais. O valor depende da dimensão do empreendimento.

Da mesma forma, a iluminação pensada pelo engenheiro Pierre Bideau e inaugurada no Ano Novo de 1985 é compreendida como “oeuvre de l'esprit” - um trabaho intelectual. Portanto, é proibido replicá-la.

O que os administradores da Torre Eiffel pensam das imitações?

- Nós adoramos - disse Jean-Bernard Bros, presidente da Sete. - É o preço que se paga pelo sucesso. A Torre Eiffel é imitada, copiada, reproduzida, mas nunca equalizada. As réplicas só fazem as pessoas quererem ver a original. Nossa Torre Eiffel tem algo que ninguém pode tirar: Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.