sábado, 18 de janeiro de 2014

Henri Cartier-Bresson: o olhar do Século XX em Paris

"Foule attendant devant une banque", de 1949, foi tirada em Shanghai Foto: Henri Cartier-Bresson / Magnum Photos/Divulgação
"Foule attendant devant une banque", de 1949, foi tirada em Shanghai
por Henri Cartier-Bresson / Magnum Photos. Foto: divulgação

O jornalista correspondente Fernando Eichenberg, de O Globo, publicou nesta sexta (17), uma excelente matéria sobre Henri Cartier-Bresson : o famoso fotógrafo ganhará uma retrospectiva no Centre Georges Pompidou, que ficará em cartaz entre 12 de fevereiro e 9 de junho.

Abaixo reproduzo e recomendo a leitura, segue o texto:

Fotografar é “colocar na mesma linha a cabeça, o olho e o coração”, dizia Henri Cartier-Bresson. “É uma forma de viver”. Uma década após sua morte, aos 95 anos, o inesquecível e inimitável fotógrafo, conhecido como “o olhar do século”, será tema da primeira grande retrospectiva europeia, organizada pelo Centre Georges Pompidou (centrepompidou.fr), em Paris. É um dos mais aguardados eventos na área da arte da fotografia em 2014, e deverá ser um dos mais visitados, em
cartaz de 12 de fevereiro a 9 de junho.

Veja mais fotos de Cartier-Bresson

A mostra reunirá 350 fotografias, filmes e documentos de arquivos, com a ambição de fazer uma releitura de acontecimentos marcantes do século XX registrados por Cartier-Bresson, como a Guerra Civil Espanhola, a Segunda Guerra Mundial ou o período da descolonização, e de revelar aspectos intimistas do personagem, como a paixão pela pintura e o desenho, o engajamento político e o trabalho sobre questões sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.