domingo, 29 de dezembro de 2013

Hollande azeda fim de ano de milionários franceses



Segundo informações da AFP, o Conselho Constitucional da França, o mais elevado órgão da Justiça francês, equivalente ao nosso Supremo Tribunal Federal (STF), deu sinal verde para taxar milionários de acordo com uma das principais promessas de campanha de François Hollande em 2012.

Quase dois anos depois de anunciado, em fevereiro de 2012, o imposto de 75% sobre os salários acima de 1 milhão de euros por ano foi finalmente aprovado graças à uma manobra fiscal que conseguiu contornar a alegação inicial do Conselho de que a taxação era inconstitucional, já que a alíquota máxima para indivíduos é de 66%.

Hollande reformulou a proposta e agora o imposto - que vale para os anos de 2013 e 2014 - será cobrado dos empregadores - até o limite de 5% da receita das empresas - despertando a ira de empresários, já que as companhias terão de pagar imposto de 50% sobre salários acima de € 1 milhão por ano, o que somado às contribuições sociais ficará em torno dos 75% prometidos à população.

Esse novo imposto tem sido criticado por empresas, times de futebol e artistas e o exemplo mais emblemático foi do ator Gerard Depardieu, que trocou a nacionalidade francesa pela russa em protesto ao imposto e os times de futebol chegaram a suspender as partidas de futebol no país numa greve mas, a despeito dessas críticas, pesquisas de opinião sugerem que a maioria dos franceses apóiam a medida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.