sábado, 31 de janeiro de 2015

Observatório Astronômico Internacional em Paris diz que 2015 terá um segundo a mais



O ano de 2015 vai ter um segundo a mais. Parece pouco, mas essa diferença pode afetar o funcionamento de computadores, e definir vitórias e derrotas, como explica o repórter Alberto Gaspar.

Qual a importância de um segundo? A decisão veio do Observatório Astronômico Internacional, em Paris: 2015 terá um segundo a mais.

Nos relógios solares, os primeiros inventados pela Humanidade, há milhares de anos, e que funcionam com a sombra servindo de ponteiros, não é possível identificar segundos. Mas as mudanças que os outros relógios vão sofrer este ano têm muito a ver com a posição e com o movimento do nosso planeta em relação ao sol.

A rotação, que cria os dias e noites, não é absolutamente regular. Sofre atrasos, que vão se acumulando, até completar um segundo.

“A gravidade, a atração de outros planetas, o Sol, a Lua, outros planetas, e também o movimento das marés afetam a velocidade de rotação da Terra”, diz Mario Fittipaldi, do serviço de Geração da Hora Legal do Brasil.

O ajuste é necessário para que os relógios atômicos, que marcam o horário oficial, não fiquem adiantados. No Brasil, o acerto será na noite de 30 de junho, às 20h59m59s, horário que será repetido uma vez antes de avançar para as 21h.

Será o 26º ajuste desde 1972. Os mais recentes, em 2008 e 2012, geraram problemas em computadores, com sistemas e sites travados por não reconhecer o truque no horário. O Comitê Gestor de Internet no Brasil recomenda cuidados aos profissionais da área.

“Façam uma simulação, mudem o relógio para simular como vai ser esse dia, essa mudança do segundo a mais, e testem seus sistemas, seus softwares com antecedência para ter certeza de que não vai acontecer nada de errado”, recomenda Antônio Moreiras, responsável pela hora brasileira na internet.

Esse ajuste no tempo vai acontecer no horário do Jornal Nacional - que, no dia 30 de junho, vai ter um segundo a mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.