sábado, 31 de agosto de 2013

Há 16 anos morria em Paris a Princesa Diana

A princesa

Há 16 anos, na madrugada de 31 de agosto de 1997, morria a Princesa Diana: querida por todos, era uma mulher radiante e elegante, mas que também mantinha seu sorriso de menina tímida - imagem pela qual Lady Diana Spencer – a princesa de Gales – que permanece sempre na memória de seus fãs e da opinião pública mundial.

A notícia de que Lady Di havia morrido num acidente de carro em Paris chocou o mundo: no caminho de volta após um jantar no Hôtel Ritz, com seu namorado Dodi Al-Fayed, o Mercedes-Benz no qual se encontrava o casal colidiu em alta velocidade contra um dos pilares do Tunnel d'Alma - descobriu-se depois que seu motorista estava bêbado.

O motorista e Al-Fayed morreram no local do acidente, e a princesa, algumas horas depois no Hôpital Pitié-Salpêtrière, em consequência de ferimentos graves e logo começaram os rumores de que fotógrafos paparazzi que seguiam o casal em motocicletas haviam causado o acidente mas ao correr das investigações que se seguiram, esses boatos foram desmentidos.

A primeira esposa do príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, foi amada mundo afora por seu esplendor e beleza naturais e, na década de 80 e boa parte dos anos 90, "Lady Di" era uma das mulheres mais fotografadas do planeta.

A vida de Diana foi tão dramática quanto sua morte, pelo menos depois do casamento com o Príncipe Charles, em 1981 onde alegria e tristeza figuravam lado a lado e tudo era tornado público – pela imprensa, que seguia todos os passos da princesa; pelos amigos e funcionários fofoqueiros; e também pela própria Princesa.

A Princesa radiante era uma jovem sensível e insegura: ela não conseguia lidar com a pressão da atenção constante da opinião pública e da mídia sendo que já durante o breve período de noivado, Diana desenvolveu distúrbios alimentares, que mais tarde se tornaram crônicos.

Detalhes da vida privada de Diana sempre vinham à tona em conversas com jornalistas: numa entrevista à televisão em 1995, supostamente assistida por 23 milhões de britânicos, a Princesa falou abertamente sobre seus problemas conjugais e a infidelidade de ambas as partes. "Neste casamento estávamos em três, assim era um pouco demais."

No começo, tudo parecia um conto de fadas, quando o Príncipe casa-se com a jovem inocente: Diana, de família nobre inglesa, tinha apenas 20 anos e a data do casamento, 29 de Julho de 1981, foi declarada feriado nacional no Reino Unido

Mas as aparências enganam e seu casamento com o príncipe de Gales, 12 anos mais velho, logo entrou em crise. Nem mesmo os filhos William e Henry – chamado de Harry –, nascidos em 1982 e 1984, conseguiram salvar a relação: em 1992, Charles e Diana já haviam anunciado a separação.

O divórcio foi finalizado em 1996 e daí em diante Lady Di teve diversos relacionamentos, o último deles com Al-Fayed, um abastado produtor de cinema e empresário e, por outro lado, o coração do príncipe pertencia há muito tempo a outra mulher: Camilla Parker Bowles.

Charles havia conhecido Camilla aos 22 anos, em 1970, durante uma partida de pólo e seu romance durou décadas e não cessou mesmo quando os dois se casaram com outros parceiros até que, em 9 de abril de 2005, aos 56 anos e já separado de Diana, finalmente o Príncipe Herdeiro britânico pôde se casar com o amor de sua juventude.

A notícia do acidente fatal de Diana espalhou uma onda de compaixão e tristeza e muitos milhares de pessoas reuniram-se diante do Palácio de Buckingham, em Londres, e deixaram flores, derramaram lágrimas e rezaram. A rainha Elizabeth II, ex-sogra de Diana, foi criticada por muitos britânicos por não ter manifestado luto.

O enterro de Lady Di, em 6 de setembro de 1997, transformou-se num grande evento onde cerca de 2 milhões de pessoas ocuparam as ruas para ver o caixão de Diana - agora chamada de People's Princess, depois de um discurso de Tony Blair, Primeiro Ministro britânico à época - atravessar Londres até chegar à Abadia de Westminster, onde foi rezada a missa fúnebre e seu corpo foi enterrado em Althorp, principal propriedade da família Spencer.

(post baseado em uma publicação da Deutsche Welle, de 31.08.2012,
sendo a autoria de Rachel Gessat e edição de Carlos Albuquerque)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.