segunda-feira, 5 de outubro de 2015

A 14ª Edição da Nuit Blanche (com vídeo)


Aconteceu neste último sábado (3) a 14ª Edição da Nuit Blanche, que teve como tema o clima, contou com mais de 30 artistas internacionais e desde obras monumentais até street art, performances, instalações sonoras e visuais.

Esta edição marcou um encontro com os insones que apreciam arte já à partir das 19h00 de sábado, quando exposições, instalações e performances animaram e aconteceram em diversas regiões da Cidade Luz durante toda a noite e madrugada de domingo - uma espécie de jornada cultural madrugada adentro que foi a origem de muitas manifestações semelhantes em diversas cidades do mundo, como os “viradões culturais” no Rio e em São Paulo.

Como em todas as edições anteriores, os transportes públicos funcionaram durante toda a noite para facilitar a vida dos que visitaram, de forma gratuita um evento cultural ímpar que proporcionou momentos de encontros e de descobertas sob o signo da excelência da diversidade cultural, trazendo uma enorme variedade de artes visuais com vídeos, performances, esculturas e instalações em locais como monumentos, museus, centros culturais, centros de arte, escolas, teatros, praças, jardins. edifícios públicos e centros desportivos e de lazer.

A programação "IN" foi criada e teve sua curadoria feita pela direção criativa do próprio evento enquanto a programação "OFF" foi feita pelas mairies dos arrondissements e pelos museus, galerias e associações de cada região participante, com 4 itinerários diferentes sendo que 3 deles se concentram no norte de Paris:

Percurso Norte-Oeste: começa no Museu Nissim de Camondo (no 8° arrondissement), passa pelo Parc Monceau e pelo Parc Clichy-Batignolles (no 17° arrondissement) e termina na Petite Ceinture (uma antiga linha de trem desativada no 18° arrondissement).

Percurso Norte-Leste: começa na Gare du Nord (10° arrondissement), passa pelo 18° arrondissement, pelo Centquatre (centro de arte contemporânea no 19° arrondissement) e termina em Aubervilliers (cidade próxima a Paris). Pela primeira vez acontecerão atividades fora da cidade.

Tangent: esse percurso conecta os dois anteriores e passa pela Mairie do 18° arrondissement e pelo Ground Control (espécie de bar e local de eventos às margens da linha de trem desativada citada acima).

Hôtel de Ville: dentro dele alguns dos museus tradicionais da cidade estarão abertos gratuitamente até mais tarde ou mesmo durante toda a madrugada. Veja seus destaques abaixo:

Centre Pompidou: acesso gratuito das 20:00 às 02:00.
Musée du Luxemburg: acesso gratuito das 19:30 à meia noite para a exposição Fragonard.
Conciergerie: acesso gratuito das 19:30 à meia noite para a instalação do artista Georges Rousse
Monnaie de Paris: acesso gratuito das 19:00 às 07:00 para a exposição Take Me (I’m Yours)

Veja aqui o vídeo promocional da 14ª Edição da Nuit Blanche:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.