segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O Canal Saint-Martin revisitado



O Canal Saint-Martin tem mais de 4,5km de extensão e faz a ligação entre a bacia de la Villette e o rio Sena, atravessando o 10ème e o 11ème arrondissements de Paris e sua construção foi inciada em 1802 sob as ordens de Napoleão Bonaparte para abastecer a cidade de água potável evitando assim os frequentes surtos de cólera e desinteria.

Após sua inauguração em 1825, o canal conta com nove eclusas (para poderem nivelar seu curso à diferença de 25m entre o Sena e a bacia de la Villette), seis passarelas em ferro fundido e ainda duas pontes móveis e é, desde o início de 1993, classificado como Monumento Histórico Nacional.

Atualmente o Canal Saint-Martin é um encanto permanente seus moradores, parisienses de outros bairros e muitos turistas que vão lá curtir um pouco de suas margens cheias de fícus e castanheiras, convivendo numa alquimia toda especial.

Nas noites de verão suas margens se tornam o paraíso dos adeptos do piquenique: dezenas de toalhas são estendidas sobre os paralelepípedos junto às águas tranquilas e podemos encontrar sempre abertos seus bares, restaurantes e boutiques - como o Hôtel du Nord, imortalizado pelo filme de mesmo nome, rodado por Marcel Carné em 1938, o Chez Prune, a Antoine & Lili, a Pop Market, a Pink Flamingo e o Comptoir Général, apenas para citar alguns.

O cineasta Jean-Pierre Jeunet escolhe o lugar para rodar boa part de seu filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, apostando no clima de cartão-postal que singulariza o bairro, fazendo com que este local da Cidade Luz se tornasse um espaço à parte, magnético e charmosos, onde o sonho está sempre presente.

Para quem está em Paris neste fim de verão europeu, deixar de visitar o Canal Saint-Martin, suas margens e seus arredores é um pecado mortal digno da guilhotina.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.