segunda-feira, 13 de abril de 2015

Em Lyon, com Paul Bocuse




Outro dia estava procurando uma desculpa para sair de Paris e fazer alguma coisa diferente. Aliás, o que queria mesmo era andar de TGV (o trem-bala daqui) e fiquei matutando até que a minha mulher brincou: - “por que não vamos para Lyon, almoçar no Paul Bocuse?”

Respondi que estava fechado, afinal esta seria uma super desculpa para deixar Paris por algumas poucas horas e a primeira providência foi tentar reservar uma mesa e ver se íamos mesmo conseguir.

A chance de se conseguir uma mesa no restaurante mais famoso do mundo, de propriedade do maior Chef francês da atualidade, na véspera é pequena: liguei, me identifiquei como jornalista e consegui uma mesa para o último serviço, às 13h30 de sábado.

Agora faltava o TGV e pela internet consegui um horário saindo às 10h53 da manhã de sábado, com previsão de chegada em Lyon às 13h03, com uma razoável janela de tempo para pegar um táxi e nos dirigirmos para o restaurante.

O L'Auberge du Pont de Collonges fica a cerca de 7km de Lyon, em Collonges-au-Mont-d'Or e é o principal restaurante de Bocuse, que tem outros cinco na região: Le Nort, Le Sud, L’Est, L’Ouest e Argenson.

O L'Auberge é consagrado com 3 Estrelas pelo Guie Michelin Rouge desde o ano de 1965, quando seu proprietário tinha apenas 39 anos e eu nascia, portanto há quase 50 anos.

Bocuse é considerado a alma da alta gastronomia francesa e foi o criador da Nouvelle Cuisine, o movimento que renovou a culinária tradicional francesa com receitas revisitadas e feitas a partir de ingredientes tradicionais, encontrados nas feiras livres francesas.

Optei pelo Menu Bourgeois, com entradas de Salade de Homard du Maine a la française e Turbot au Champagne, para limpar o paladar um Granité des vignerons du Beaujolais, como prato principal Ris de veau aux écrevisses (que acabei por trocar pelo principal da minha mulher), seleção de queijos frescos e ainda sobremesas e petits fours variados.

Minha mulher optou pelo Menu Classique, com entrada de Cassolette de Homard a l’armoricaine, como prato principal um Filet de boeuf Rossini com molho Périgueux (que trocou comigo) e a mesma seleção de queijos frescos e ainda sobremesas e petits fours variados.

Uma super dica: no site www.bocuse.fr é possível visitar as instalações de seus restaurantes e também ler as todas as receitas do Grand Chef, tanto em francês, quanto em inglês.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.