Na segunda metade do Século XIX, Paris foi palco de um radical projeto de reforma urbana, lançado pelo imperador Napoléon III e colocado em prática pelo Baron Georges-Eugène Haussmann: ruelas medievais estreitas desapareceram e deram lugar a amplos bulevares, áreas antigas foram demolidas para abrigar a nova cidade que começava a emergir.
Essa transformação foi documentada em detalhe por Charles Marville, considerado um dos fotógrafos mais talentosos do Século XIX e que fora contratado como fotógrafo oficial da cidade em 1862, Marville registrou com sua câmera o desaparecimento da velha Paris e as mudanças físicas e sociais trazidas com a modernização.
Cem dessas fotografias estão reunidas na mostra "Charles Marville: Photographer of Paris" ("Charles Marville: Fotógrafo de Paris"), em cartaz no Metropolitan Museum of Art, em Nova York.
"A obra de Marville é uma das primeiras e mais poderosas explorações da transformação urbana em larga escala", dizem os organizadores da exposição.
"Esta exposição explora toda a trajetória de sua carreira fotográfica e lança luz sobre a extraordinária beleza e significado histórico de sua obra", diz o texto de apresentação.
Em cartaz até 4 de maio, a mostra é acompanhada pela instalação "Paris as Muse: Photography, 1840s-1930s", que reúne 40 fotografias da coleção do museu para celebrar os primeiros cem anos de fotografia em Paris.
Com informações da BBC Brasil.
Fantastic!! Congrats!
ResponderExcluir