"Rive Gauche" passa o dia-a-dia de Paris e da França, com estilo leve, distraindo e levando o leitor à um passeio pela Cidade Luz e seus arredores. Nasceu como uma coluna dominical publicada no Jornal do Brasil e depois migrou para dois sites com atualizações semanais, o www.investimentosenoticias.com.br e o www.annaramalho.com.br e, além disso, conta com atualizações neste blog e no Facebook.
sexta-feira, 28 de março de 2014
As igrejas de Paris
Com mais de 120 igrejas e capelas, Paris esconde surpreendentes locais de culto. Tais como Saint-Christophe-de-Javel (15ème), construída em 1926 no então bairro de operários e que, segundo seu arquiteto Charles-Henri Besnard, "deveria ser tão bela que alimentasse neles o hábito de frequentá-la" e ostenta, junto a um Cristo na cruz, um afresco representando ciclistas, aviadores e automobilistas.
Pelos lados de Pigalle (9ème), a capelinha de Sainte-Rita, espremida entre dois sex-shops, destaca-se deliciosamente, sendo até hoje muito frequentada pelas senhoras do bairro.
Quanto à mais suntuosa capela da capital, a Chapelle de la Vierge que fora construída em torno de 1255 por Pierre de Montreuil, não sobreviveu ao Século XIX - mas, no entanto, quem olhar para os lados da Square Laurent-Prache ao lado da Rue de l'Abbaye, em Saint Germain (6ème), ainda poderá encontrar elementos espalhados deste monumento à Virgem Maria - mas agora só em peças avulsas, como em uma pequeno vitral que agora faz parte da própria Église de Saint Germain des Prés.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.