Pouco mais de um mês após um atirador matar quatro pessoas em um mercado judeu em Paris, em ataque que se seguiu ao massacre na redação do “Charlie Hebdo”, o jornalista Zvika Klein, do site NRG.co.fr, fez uma experiência para demonstrar o antissemitismo na capital francesa. Por 10 horas, ele caminhou normalmente pelas ruas, mas vestindo um quipá.
Um fotógrafo caminhou à frente de Klein, com uma filmadora escondida na mochila. O vídeo foi condensado em um pequeno clipe de 90 segundos, com situações claras de preconceito por motivação religiosa. No texto publicado com o vídeo no site noticioso, o jornalista descreve que, em um momento, um menino perguntou à mãe: “O que ele está fazendo aqui, mamãe? Ele não sabe que pode ser morto?”.
— Eu escrevo sobre antissemitismo na França há anos — disse Klein ao jornal francês “Local”. — Se eu quisesse, poderia escrever um artigo sobre o assunto todos os dias, sempre existe algum incidente. Eu só queria ver por mim mesmo.
A caminhada começou na Torre Eiffel, mas os insultos surgiram quando ele saiu dos centros turísticos e ingressou em bairros conhecidamente de maioria muçulmana.
“Em alguns momentos era como caminhar no centro de Ramallah. A maioria das mulheres estava vestindo véus ou hijab, a maioria dos homens pareciam muçulmanos, e o árabe era a língua prevalente”, descreveu Klein.
No vídeo, o jornalista mostra nove momentos em que foi insultado apenas por ser judeu. Ao passar por uma escola, ouviu o grito: “viva a Palestina”; numa rua ao cruzar com um grupo de pessoas, foi chamado de “homossexual”.
À BBC, críticos afirmaram que o vídeo passa uma falsa impressão, pois não informa a quem assiste que todas as cenas foram deliberadamente captadas em bairros pobres e de maioria muçulmana. Mas Klein discorda:
— Se eu estivesse andando com uma bandeira de Israel, eu entendo que poderia criar sentimentos negativos, mas não acho que vestir um quipá possa gerar algo assim — disse à BBC.
Assista aqui o filme: https://www.youtube.com/watch?v=AltyhmrIFgo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.