domingo, 1 de março de 2015

Peças raras são roubadas de museu chinês em Fontainebleau

Le salon chinois de l'impératrice Eugénie, aménagé en 1863 au château de Fontainebleau, cambriolé dimanche 1er mars 2015.

Cerca de 15 peças de arte raras foram roubadas na manhã deste domingo (1º) do museu chinês do Chateau de Fontainebleau, no sudoeste de Paris, disse o ministério da Cultura da França.

Entre os artigos, uma coroa do Rei do Sião, dada ao imperador Napoléon III durante a visita oficial do rei à França em 1861, e uma quimera chinesa em esmalte cloisonné do reino de Quianlong (1736-1795), de acordo com o comunicado.

Os artefatos roubados vieram da China e do Sião, conhecido como Tailândia hoje em dia, e foram todos colecionados pela imperatriz Eugenie, esposa de Napoléon. Ela os mantinha guardados em seu museu, criado em 1863.

O ministério informou que o roubo, que aconteceu em uma das partes mais seguras do castelo, levou apenas sete minutos para ser consumado e que uma investigação já foi iniciada.

O Chateau de Fontainebleau foi a residência dos monarcas franceses de Louis VII até Napoléon III, e é agora um museu nacional.


Mandala ou cosmogramme tibétain en or corail et turquoise, dérobé dimanche 1er mars 2015.

Chimère chinoise en émail cloisonné du XVIIIe siècle, volée dimanche 1er mars 2015.

Copie de la couronne du roi de Siam, offerte à Napoléon III en 1861, volée dimanche 1er mars 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.