"Rive Gauche" passa o dia-a-dia de Paris e da França, com estilo leve, distraindo e levando o leitor à um passeio pela Cidade Luz e seus arredores. Nasceu como uma coluna dominical publicada no Jornal do Brasil e depois migrou para dois sites com atualizações semanais, o www.investimentosenoticias.com.br e o www.annaramalho.com.br e, além disso, conta com atualizações neste blog e no Facebook.
quinta-feira, 23 de outubro de 2014
França a mais de 300km/h
O jornalista correspondente Fernando Eichenberg, de O Globo, publicou hoje uma boa matéria sobre a malha ferroviária na França, uma das duas maiores da Europa. Abaixo reproduzo e recomendo a leitura, segue o texto:
Viajar de trem a mais de 300 km/h pelas belas paisagens da França se tornou lugar-comum desde a criação do TGV, em 1981, inaugurado no percurso Paris-Lyon. A sigla, hoje bem conhecida de franceses e de estrangeiros, é o resumo de Train à Grande Vitesse (trem de alta velocidade), em três letras que ambicionam aliar comodidade e praticidade, conforto e rapidez. Embora o TGV francês tenha imposto sua marca, a primeira linha de trem rápido europeia foi a italiana Diretíssima, ligando Roma a Nápoles a 250 km/h. Ao longo das décadas, no entanto, o trem rápido francês multiplicou suas vias, tornando-se a segunda maior rede da Europa, com 2.036 quilômetros (contra oito mil quilômetros de linhas clássicas), atrás da Espanha. Atualmente, o TGV registra mais de 230 destinos na França (divididos nos eixos Norte, Atlântico, Sul e Sudeste) e na Europa, com 800 trens diários e cerca de 130 milhões de passageiros anuais.
A mais recente linha criada, no final do ano passado, une diretamente as cidades de Paris e Barcelona, na Espanha, em 6h25min (duração prevista para ser reduzida para 5h35min quando a integralidade do trajeto for convertida para alta velocidade). No total, 17 cidades dos dois países são contempladas pela ligação Paris-Barcelona, entre elas Lyon, Marselha e Toulouse, pelo lado francês. A inauguração ocorreu com um curioso contratempo: o primeiro trem que partiu da estação de Barcelona chegou em Lyon com dez minutos de atraso, por causa de um rebanho de cabras presente na via férrea nas proximidades da cidade francesa de Béziers.
A velocidade comercial do TGV transita entre 300 km/h e 320 km/h, embora os trens possam alcançar desempenhos bem superiores. Os franceses detêm o recorde europeu de velocidade ferroviária em um teste feito em 3 de abril de 2007, quando o TVG registrou no velocímetro 574 km/h, ou seja, 159,4 m/s. A SNCF, a rede ferroviária francesa, insiste que o TGV não é apenas um trem de alta velocidade, mas toda uma gama de serviços personalizados, segundo as vontade e necessidades do passageiro. Bagagens e veículos, por exemplo, podem ser recuperadas a domicílio antes da viagem e entregues posteriormente no endereço indicado. Já os serviços Junior & Cie e TGV Family permitem que passageiros de 4 a 14 nos de idade sejam acompanhados durante o trajeto, com jogos, brincadeiras e animações.
Ameaçada cada vez mais pela concorrência dos voos low-cost, a SNCF estuda medidas para otimizar sua rede TGV e manter sua atratividade para os passageiros. Para o turistas, o trem ainda permanece como um meio de transporte prático na França além de ser uma janela panorâmica para apreciar as belezas do país.
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