Estive novamente ontem na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), cujo objetivo é o de contribuir para a paz e segurança no mundo através da educação, da ciência, da cultura e da comunicação, acredito que a escolha de Paris foi uma acertada por conta de sua tradição nestas quatro áreas.
A UNESCO foi constituída em novembro de 1945, sobre as cinzas da Segunda Guerra Mundial, a partir do princípio que "se as guerras nascem na mente dos homens, é na mente dos homens que devem ser erguidas as defesas da paz" e conta hoje com 195 Estados Membros e 8 Estados Associados.
Em sua busca para criar as condições para o diálogo entre as civilizações, as culturas
e os povos, fundado na observância dos direitos humanos, do respeito da diversidade das culturas e do meio ambiente, procura especialmente:
- alcançar níveis de educação de qualidade e de aprendizagem para todos, ao longo de sua vida
- mobilizar o conhecimento da ciência e da política para o desenvolvimento sustentável
- abordar novos desafios sociais e éticos
- promover a diversidade cultural, o diálogo intercultural e uma cultura de paz
- fomentar a construção de sociedades do conhecimento inclusivas através da informação e da comunicação
O complexo é composto por várias construções, em um marcante plano em "Y" que promove uma laje que se curva, proporcionando mais janelas aos escritórios e uma leveza ao conjunto e nos seus jardins e corredores encontramos muitas obras de arte de artistas como Picasso, Giacometti, Erik Reitzel e Calder.
Por óbvias razões de segurança, entrar é complicado, mas vale a pena já que o organismo oferece visitações gratuitas, de segunda a sexta, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00.
UNESCO
7, Place de Fontenoy
7ème arrondissement
Telefone : 01.45.68.00.00
www.unesco.org
UNESCO
7, Place de Fontenoy
7ème arrondissement
Telefone : 01.45.68.00.00
www.unesco.org
Erik Reitzel |
Picasso |
Calder |
Giacometti |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.