quarta-feira, 19 de junho de 2013

Por uma Paris mais bem educada



Segundo informações da Reuters, a cidade de Paris iniciou uma campanha para melhorar a sua reputação e cuidar melhor de seus visitantes já que é uma das cidades mais visitadas do mundo e super famosa pela grosseria de seus moradores, garçons, taxistas, vendedores e prestadores de serviços em geral.

Representantes do órgão oficial de turismo da Cidade Luz dizem que para acabar com essa (má) fama - que diz que seus moradores e prestadores de serviços freqüentemente são mal-educados, nada solícitos e pouco versados em línguas estrangeiras - distribuirão um livreto de seis páginas com regras de etiqueta e que traz saudações em oito línguas, incluindo alemão, chinês, português e conselhos sobre os hábitos de consumo e códigos culturais de diferentes nacionalidades.

"Os britânicos gostam de ser chamados pelo primeiro nome", explica o guia, enquanto italianos fazem questão de serem recebidos com um aperto de mão e americanos gostam de se assegurar dos preços.

Sobre os chineses, a nacionalidade que mais cresceu entre os turistas da Cidade da Luz, o guia os define como "consumistas fervorosos" e que só "um sorriso e um cumprimento na língua deles já os deixará felizes".

Cerca de 30 mil cópias do manual foram distribuídos a taxistas, garçons, gerentes de hotéis e vendedores em áreas turísticas, da beira do Sena a Montmartre e até os arredores de Versailles e Fontainebleau.

A França é o país que mais recebe turistas estrangeiros em todo o mundo e só a cidade de Paris recebeu 29 milhões de pessoas em 2012, o que faz com que a indústria do turismo responda por um em cada dez empregos nos hotéis, restaurantes e museus, além de ser uma injeção de ânimo bem-vinda à economia quando o consumo doméstico está estagnado.

Contudo o órgão oficial de turismo acredita que uma competição acirrada com cidades mais amigáveis, como Londres, pode dificultar o crescimento do destino entre países com mercados emergentes.

Colocando ambições linguísticas realistas, sugere oferecer aos brasileiros - a quem o manual descreve como amigáveis e fãs de passeios noturnos - a comunicação em inglês, alertando-os "não falo português, mas posso informa-los em inglês".

O manual chega quando a cidade se prepara para a alta temporada de verão, inaugurando uma nova área de pedestres à beira do Sena, de 2,3 quilômetros, entre o Musée d'Orsay e a Pont d'Alma, com cafés, jardins e atividades de esporte.

Veja aqui o site da campanha: http://doyouspeaktouriste.fr/#&panel1-1

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