Segundo informações da France Presse, um raro exemplar da Torá - nome dado a um dos cinco primeiros livros que constituem o texto central do judaísmo - foi vendido por 2.785.500 euros em um leilão organizado pela Christie's de Paris.
A avaliação inicial era de um milhão de euros e - "este é um recorde mundial para um livro judaico impresso e um recorde na França para um livro impresso" declarou a Christie's nesta quarta-feira (30).
Impresso em hebraico em janeiro de 1482 na Bolonha, na Itália, esta obra é a primeira em que estão reunidos os cinco primeiros livros que formam o Pentateuco e é também o primeiro livro em que foram adicionados os sinais de vocalização e cantilena (pronúncia da altura musical das vogais), essencial para a leitura e cântico do texto da Torá.
Ao longo dos últimos cem anos, apenas dois exemplares desta rara edição foram a leilão: o primeiro em 1970, impresso em papel vegetal e completo, o segunda em 1998, impresso em papel e incompleto de oito folhas, de acordo com a casa de leilões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.