Ontem foi a etapa final da 100ª edição do Tour de France – a prova mais prestigiada dos três Grand Tours do calendário do ciclismo europeu – e que teve o ciclista Chris Froome como vencedor, tornando-se assim o segundo britânico a vencer a competição de forma consecutiva.
Froome viu seu título ser confirmado após a 21ª e derradeira etapa do Tour, que consistiu na volta final de 133 quilômetros entre Versailles e Paris e que teve o alemão Marcel Kittel cruzando a linha de chegada em primeiro no Champs Elysées.
No âmbito geral, Froome, que nasceu no Quênia, superou o colombiano Nairo Quintana por quatro minutos e vinte segundos, com o espanhol Joaquim Rodriguez completando o pódio, 44 segundos atrás.
Neste ano, o britânico se destacou nas etapas montanhosas, além de mostrar enorme capacidade de administrar os tempos de suas voltas. Desde o início, parecia claro que a disputa se resumiria a saber quem seria o vice-líder e o terceiro colocado do Tour.
Aos 28 anos, ele repete a façanha de seu compatriota Bradley Wiggins em 2012, que se retirou do Tour deste ano por motivos de saúde.
Este ano o Tour teve seu início em 29 de junho em Porto-Vecchio, na Córsega e terminou ontem com a chegada dos competidores no pódio da Avenue des Champs Élysées, percorrendo 3.404km compostos por 21 etapas, sendo:
- 07 etapas planas
- 05 etapas de montanha médias
- 06 etapas de montanha fortes, com 4 chegadas ao topo
- 02 estágio contra-o-relógio individuais
- 01 estágio contra-o-relógio por equipes
- 02 dias de descanso
O “Tour” – como é conhecido na França – premia várias categorias, que são diferenciadas pela cor da camisa (maillot), e os vencedores deste ano foram:
- amarela (maillot jaune) para o n° 1 na classificação geral: Chris Froome, Grã-Bretanha
- verde (maillot vert), para o 1º na classificação por pontos: Peter Sagan, Itália
- branca com bolas vermelhas (maillot à pois rouges), para o competidor que mais conquistou pontos nas montanhas: Nairo Alexander Quintana Rojas, Espanha
- branca (maillot blanc), para o melhor competidor jovem (até 25 anos): Nairo Alexander Quintana Rojas, Espanha
- competidor mais combativo: Christophe Riblon, França
- equipe vencedora: Team Saxo-Tinkoff, Dinamarca
A caravana dos patrocinadores foi criada em 1930, a caravana conquistou marcas, público e se tornou parte do show, a ponto de 47% dos espectadores terem vindo este ano especialmente para vê-la – confiram aqui seus principais números:
- 33 marcas presentes
- 160 carros alegóricos
- 20 km de extensão
- 600 pessoas na organização
- 03 ambulâncias com paramédicos
- 04 motociclistas para orientar o comboio
- 45 minutos de duração, antes dos competidores
- 16 milhões de brindes dados ao longo do percurso
- investimentos entre € 200.000 € a 500.000 € por patrocinador
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