"Rive Gauche" passa o dia-a-dia de Paris e da França, com estilo leve, distraindo e levando o leitor à um passeio pela Cidade Luz e seus arredores. Nasceu como uma coluna dominical publicada no Jornal do Brasil e depois migrou para dois sites com atualizações semanais, o www.investimentosenoticias.com.br e o www.annaramalho.com.br e, além disso, conta com atualizações neste blog e no Facebook.
terça-feira, 26 de março de 2013
Há 142 anos acontecia a Comuna de Paris
Em 26 de março de 1871 eclodiu a insurreição conhecida como Comuna de Paris, que foi o primeiro governo operário da história, logo depois esmagado por tropas francesas conservadoras e estrangeiras no mês de maio daquele mesmo ano.
Foram vários os motivos da revolta, entre eles a derrota da França na guerra franco-prussiana e os termos da paz proposta que foram rejeitados pelo socialista Louis Blanc e pelo anarquista Joseph Proudhon fazendo que, mesmo quando o resto do país já havia capitulado, Paris manteve acessa sua resistência, o que resultou em um cerco de Paris por tropas prussianas durante durante meses.
As privações consequentes deste cerco custaram a vida de milhares de pessoas e, mesmo depois da capitulação, em janeiro de 1871, o drama social dos parisienses era grande, pois o gabinete conservador nacional governava à revelia das necessidades da população de Paris.
A Comuna chegou ao fim após apenas dois meses e de forma sangrenta, com combates que duraram uma semana e que vitimaram cerca de 25 mil pessoas - lembrando que durante seus 60 dias no poder os integrantes da revolta executaram cerca de 500 presos, principalmente policiais e clérigos, entre estes o arcebispo da cidade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.