"Rive Gauche" passa o dia-a-dia de Paris e da França, com estilo leve, distraindo e levando o leitor à um passeio pela Cidade Luz e seus arredores. Nasceu como uma coluna dominical publicada no Jornal do Brasil e depois migrou para dois sites com atualizações semanais, o www.investimentosenoticias.com.br e o www.annaramalho.com.br e, além disso, conta com atualizações neste blog e no Facebook.
quarta-feira, 1 de abril de 2015
Quatro curiosidades sobre a Tour Eiffel
1) Ponto mais alto de Paris: inaugurada há 117 anos, em 31 de março de 1899, a torre foi durante três décadas a construção mais alta do planeta, com 324 metros de altura. Em 1930, perdeu o posto para o Edifícil Chrysler, em Nova York. Mas ela ainda é a estrutura mais alta de Paris, e a segunda de toda a França.
2) Cientistas e inventores homenageados: o nível mais alto só é acessível por elevador, mas o primeiro nível pode ser acessado por 300 degraus de escada. Na torre estão gravados 72 nomes de cientistas e inventores franceses, homenageando suas descobertas. Entre eles, estão Daguerre, Lavoisier, Laplace e Gay-Lussac.
3) Projeto criticado: o engenheiro Gustave Eiffel comandou a construção, que durou de 1887 a 1889. Não sem críticas de artistas, que chamaram o projeto de monstruoso. Eiffel respondeu dizendo que a torre seria um monumento como as pirâmides do Egito. O peso da estrutura à época da inauguração era de 7,3 mil toneladas.
4) 250 milhões de visitantes: cerca de 25 mil pessoas sobem à torre todos os dias. Desde a abertura em 1889, já estiveram lá mais de 250 milhões de visitantes. E ela serviu como suporte a comunicações de rádio desde o início do século XX. Em 1913, o Observatório de Paris já trocava sinais wireless com o Observatório Naval dos EUA com sua ajuda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.