
Sua história começa no Século XII quando, conhecido como "le Rocher" de Pierrefonds já havia um castelo e, quase três séculos depois, em 1392, Charles VI, eleva o Condado de Valois (do qual Pierrefonds fazia parte) a Ducado, doando-o a seu irmão Louis de Valois, Duc de Orléans.
Em seu testamento, Valois deixa o castelo original às Irmãs do Santo Suplício e, de 1393 até a sua morte em 1407, construiu um novo castelo – este que está em sua localização atual.
Em 1617, no reinado de Louis XIII, o castelo é propriedade do Prince de Condé e foi sitiado e invadido pelas tropas de Richelieu, que o conquista e inicia o seu desmantelamento, mas por conta do tamanho da empreitada, não chega ao seu fim.
O castelo permanecerá em ruínas durante dois séculos, até que Napoleão Bonaparte o resgata em 1810 por menos de 3.000 francos e, em 1857, Napoleão III ordena ao arquiteto Eugène Viollet-le-Duc que inicie as obras de restauração do castelo.
Hoje, quase inteiramente restaurado, já foi parte de filmagens de longametragens e de séries de televisão, como por exemplo: Les Visiteurs, a série de TV Merlin e Jeanne d'Arc de Luc Bresson.
Les visiteurs é um filmaço !!!Jean Reno é hilario e o Christian CLavier de Jacquouille la Fripouille também é sensacional.
ResponderExcluir