
Inaugurada terça passada no prestigioso centro da arte da fotografia, internacionalmente reconhecido por seu trabalho de difusão em prol da fotografia, a mostra vai até o dia 25 de março.
Essa exposição exibe a originalidade e o desenvolvido grau de experimentação dos fotógrafos brasileiros que ajudaram a expandir os seus territórios nas artes visuais em dois importantes momentos da fotografia brasileira: o período modernista e o contemporâneo.
No primeiro, entre o final da década de 1940 e o início da de 1960, fotógrafos brasileiros criaram no país uma fotografia mais onírica e menos assertiva que em um de seus desdobramentos auxiliou na conceituação e na criação da corrente artística denominada de Concretismo, sobretudo pela produção do artista Geraldo de Barros, entre outros que responderam, assim e ainda que tardiamente, aos impulsos das vanguardas estéticas européias do início do século XX.
Com o golpe militar de 1964 o experimentalismo no campo da fotografia arrefeceu por mais de duas décadas, retornando apenas com o início da redemocratização, ocorrida em 1985.
Surgiu então o segundo momento retratado, quando um forte núcleo da produção forma o módulo contemporâneo da mostra, com nomes como Vik Muniz, Miguel Rio Branco, Mario Cravo Neto e Cláudia Andujar, cujo trabalho revela como o experimentalismo foi retomado e levando a fotografia brasileira a ser reconhecida no circuito artístico e cultural com ótima presença em importantes exposições mundo afora.
No total, serão apresentadas 88 obras de 42 artistas como Thomaz Farkas, German Lorca, José Yalenti e Geraldo de Barros e, contemporâneos como Vik Muniz, Rosângela Rennó, Miguel Rio Branco, Claudia Andujar e Rodrigo Braga.
A exposição “O Elogio da Vertigem: Coleção Itaú de Fotografia Brasileira”, ficará em cartaz na Maison Européenne de la Photographie de 17 de janeiro a 25 de março de 2012, com abertura de quarta-feira a domingo – fechando também em dias feriados – das 11h00 às 20h00 e por um custo bem em conta: a tarifa inteira é de 7 EUROS e a reduzida é de 4 EUROS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Normas para publicação: acusações insultuosas, palavrões e comentários em desacordo com o tema da notícia ou do post serão despublicados e seus autores poderão ter o envio de comentários bloqueado.